domingo, 15 de agosto de 2010

Candido Portinari

Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística.

Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.

intelectual brasileira numa época em que se verificava uma notável mudança da atitude estética e na cultura do país: Companheiro de poetas, escritores, jornalistas, diplomatas, Portinari participa da elite tempos de Arte Moderna A escalada do nazi-fascismo e os horrores da guerra reforçam o caráter social e trágico de sua obra, levando-o à produção das séries RETIRANTES e MENINOS DE BRODOSWKI, entre 1944 e 1946, e à militância política, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro e candidatando-se a deputado, em 1945, e a senador, 1947.

Em 1948, Portinari exila-se no Uruguai, por motivos políticos,. No final da década de cinqüenta, Portinari realiza diversas exposições internacionais.Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Vídeo retirado do Youtube; texto baseado em informações da Wikipédia

2 comentários:

  1. Parabens, a todos os alunos que participaram nas atividades e os que escreveram o depoimento , agradeço a professora da sala de leitura que deu todo o suporte para que esta atividade estive no blog . Muito Obrigado beijos Rosana

    ResponderExcluir