Caros parceiros,

Nos dia 29 de junho (sábado) às 10h teremos a presença do prefeito Fernando Haddad em São Miguel para dar a largada no projeto de integração de equipamentos educativos, esportivos e culturais, denominado CEU em Rede.

Teremos no dia diversas atividades no período de 10h às 13h com os alunos, famílias e comunidade do entorno. 

Evento: CEU EM REDE SÃO MIGUEL PAULISTA
Local: Rua Nabor de Morais (Rua da Integração ao lado do CDC Tide Setubal)
Dia: Sábado, 29/06/2013
Horário: Das 10h às 13h
 
 Programação
Palco principal – Rua da Integração
10h – Banda EMEF Almirante Pedro Frontin
10h30 – Dança do Ventre Grupo Aziza e Grupo Naira– CEU São Carlos
11h – Hip Hop Grupo Lemitrikamal – CEU Três Pontes
11h30 – Projeto Emílias, de dança e literatura - EMEF Almirante Pedro Frontin
12h – Coral Cuca Legal - CEU Veredas
12h30 – Ginástica Rítmica (Grupo da Terceira Idade) – CEU Curuçá
13h - Banda EMEF Almirante Pedro Frontin
 
Outros espaços
10h – Passeio ciclístico com pais, alunos e educadores
11h – Contação de histórias - jardim da EMEF Almirante Pedro Frontin
12h - Contação de histórias - jardim da EMEF Almirante Pedro Frontin
 

Prefeitura lança novo conceito para os CEUs
Com o projeto CEU em Rede, a cidade de São Paulo ganhará 20 centros que integrarão diversos equipamentos. Os novos complexos beneficiarão comunidades e incentivarão a apropriação do espaço público
Neste sábado, 29 de junho, a Prefeitura de São Paulo dá mais um passo rumo à transformação da capital paulista em uma cidade totalmente educadora e lança um novo conceito para Centros Educacionais Unificados. É o projeto CEU em Rede, que criará 20 centros que integrarão equipamentos de diversas secretarias e da sociedade civil organizada em complexos diferenciados que beneficiarão comunidades e incentivarão a apropriação do espaço público em diferentes pontos da cidade.
O primeiro CEU com esta nova configuração já está sendo planejado e ficará em São Miguel Paulista, zona Leste da cidade. O centro vai englobar a EMEF Almirante Pedro de Frontim e a EMEI Professora Helena de Paula Marin, além do Mini-balneário Almirante Pedro de Frontim e o Clube da Comunidade Tide Setubal, unificando os trabalhos e ampliando os serviços oferecidos por esses espaços educacionais, esportivos e culturais à comunidade, seguindo os princípios que constituem a ideia de CEU.

Poucos muros, muita integração - Os novos centros não terão muros ou grades. Eles serão delimitados apenas por sinalização, ciclovias, rotas de caminhada e pelos equipamentos que vão compor cada complexo. Nessa nova fase, os CEUs serão constituídos ao redor de equipamentos que já funcionam e que fazem parte do dia-a-dia das comunidades, sejam eles escolas, bibliotecas, parques, unidades de saúde ou áreas esportivas.

 

A parceria com entidades da sociedade civil, como é o caso da participação da Fundação Tide Setubal no planejamento e realização deste primeiro centro e de institutos de formação e pesquisas, representa a intensificação das possibilidades de diálogo e do desenvolvimento local. É olhar efetivamente o entorno de cada novo CEU, aproveitando as sinergias já existentes nas regiões em questão, e colocar em prática uma educação com qualidade social na sua mais ampla dimensão.

 

Trabalho coletivo – O conceito do CEU em Rede não integra apenas o trabalho feito na ponta para a formação dos novos centros. Ele traz também uma união de esforços entre diferentes secretarias municipais, entre elas Educação, Desenvolvimento Urbano, Cultura, Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Subprefeituras e Infraestrutura Urbana e Obras. A função de cada uma dessas pastas é desenvolver seus programas e articular a implantação ou mudanças de seus equipamentos para que o trabalho integrado ocorra plenamente.
No CEU de São Miguel, além das secretarias, participam ativamente do planejamento representantes da Diretoria Regional de Educação e da Subprefeitura de São Miguel, as diretoras da EMEI e da EMEF e a equipe do CDC Tide Setubal, pessoas que já mantêm um diálogo aberto com os moradores, alunos e outros grupos e que conhecem bem a dinâmica e as particularidades da região.
Programação – Diversas atividades marcarão o lançamento do projeto CEU em Rede. Haverá um ato simbólico com o prefeito Fernando Haddad, que dará a primeira martelada no muro que, hoje, separa a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e a de Ensino Fundamental (EMEF). O evento contará ainda com apresentações de bandas, grupos de dança, passeio ciclístico, contação de histórias e muito mais.
 
A 1ª Intervenção
O Prefeito Fernando Haddad, em um ato simbólico dará a primeira marretada no muro que separa as duas unidades escolares, que deixará de existir na nova concepção de CEU em Rede.

Será um prazer contar com a presença de vocês!
José Luiz Adeve (Cometa) 
Coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária  
Fundação Tide Setubal - www.ftas.org.br
55 (11) 2956 0091 
55 (11) 973888391
Por  uma educação que produza conhecimento a partir de uma inteligência ecossistêmica para a renovação do pensamento social.