sexta-feira, 7 de junho de 2013

Casa Sustentável


Com 12 anos, jovem norte-americana projeta uma pequena casa sustentável

capa-sicily.jpg
A ideia de Sicily foi potencializada na escola
Fotos: divulgação
 
Nada de casas de bonecas. Para Sicily Kolbeck, de 12 anos, a diversão está no projeto que ela chamou de "La Petite Maison" (A Casinha). Com 12 m² o local é composto por um banheiro e uma cozinha. Mas o legal mesmo está em suas características sustentáveis, a exemplo dos painéis solares que serão instalados para alimentar a pequena casa.
capa-sicily-2.jpg
A ideia de Sicily, que mora na Geórgia, Estados Unidos, surgiu graças a um projeto da escola que buscou identificar os interesses de cada jovem e a forma de potencializá-los. No centro educacional ela estuda física, matemática, design e engenharia para ajudar na concretização do objetivo. Ela também mantém um blog onde descreve as aventuras em torno da construção da casa em miniatura.
20130124093515-thdeck.jpg
"Minha decisão de construir uma pequena casa foi pela economia e pelo desejo de ser livre", diz Sicily. "Liberdade para mim, significa me manter de uma forma sustentável. A construção de uma casinha pode me dar estabilidade e conhecimento que vão durar para sempre", explicou em seu diário online.
sicily-4.jpg
Para conseguir levar o projeto adiante, a jovem contou com a ajuda da plataforma Indiegogo, onde conseguiu reunir 1.500 dólares (cerca de 3 mil reais), valor necessário para avançar com a iniciativa. Todas as pessoas que contribuíram com a ideia foram convidadas para a inauguração da "La Petit Maison", com previsão de acontecer até ao final de junho.
Além da energia solar, a casa pretende reutilizar os resíduos do banheiro na compostagem. Na construção a adolescente conta com o apoio de adultos, mas ela está envolvida em todas as etapas, como a canalização, eletricidade, carpintaria e energia solar.
20130124093721-threcycling.jpg
Sicily descreveu o local como "um espaço para cozinhar cupcakes, ler e estar com os amigos". Mas, no fundo, é muito mais que isso. É o exemplo de uma criança mostrando que é possível viver de forma sustentável.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário