sexta-feira, 22 de junho de 2012

Biografia de Mahatma Gandhi

Biografia de Mahatma Gandhi


Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar em 2 de outubro de 1869 e faleceu em Nova Déli em 30 de janeiro de 1948, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Gandhi foi um líder indiano que lutou toda sua vida pela independência da Índia e pela paz entre hindus e muçulmanos, e graças ao seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Mahatma Gandhi foi um grande líder da humanidade, além de seus feitos históricos pela Índia, também é muito conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Gandhi foi inspiração para grandes nomes da história mundial, como Winston Churchill, Einstein e Martin Luther King, e foi considerado por muitos um dos grandes homens do século XX.

Gandhi casou-se aos 13 anos, foi para Londres cursar Direito e voltou para seu país de origem para exercer sua profissão.

Sua primeira ação pela humanidade começou na África do Sul, uma colônia britânica, onde foi lutar pelos direitos dos hindus. Logo depois voltou para a Índia, a fim de expandir seus pensamentos e o movimento em si. Gandhi chegou a ser preso, quando em uma manifestação pública contra o aumento de impostos, um posto policial foi queimado, e ele acabou sendo preso durante 2 anos.


A Índia era uma colônia britânica, o que levou Gandhi a ir para a Inglaterra pedir a independência indiana. Foram 17 anos de pedidos e manifestações, até que em 1947 a Inglaterra considerou a Índia um país independente, porém neste mesmo período o ódio entre muçulmanos e hindus também aumentava, sendo logo depois declarado o Paquistão como um país independente.

Um ano após conquistar a independência, Gandhi foi morto por um hindu e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges na Índia, local sagrado para a religião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário