segunda-feira, 4 de junho de 2012

05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


 Brasil sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU este ano



O Brasil sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) em junho, que busca enfatizar como ações individuais podem ter um impacto exponencial do planeta e ajudar a reduzir a poluição, anunciou as Nações Unidas hoje.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), nos últimos anos o Brasil tem tomado medidas importantes para combater problemas como o desmatamento na Amazônia, o que levou a uma das maiores emissões de gases de efeito estufa no mundo, e também está na vanguarda da construção de uma economia que inclui reciclagem e energias renováveis ​​e da geração de empregos verdes, tornando-se um anfitrião adequado para o WED.
"Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo a fim de criar um novo caminho que reflete as realidades e também as oportunidades de um novo século", disse o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.
As celebrações do WED no Brasil farão parte de milhares de eventos que ocorrem ao redor do mundo. As atividades variam de maratonas, a comunidade de limpeza, dias sem carros, concursos de blogs verdes, exposições, petições verdes, e campanhas verdes de âmbito nacional, entre outros.
O tema deste ano – “Economia Verde: Ela te inclui?” – convida o mundo a analisar onde a economia verde está no dia a dia de cada um e avaliar como ela pode gerar resultados econômicos e ambientais para um futuro sustentável em um planeta de sete bilhões de pessoas.
O Brasil foi sede do WED em 1992, na véspera da primeira Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.
"A direção contemporânea de desenvolvimento sustentável nasceu no Brasil - em muitos aspectos sua saúde, maturidade e capacidade futura de responder aos desafios e oportunidades de um mundo marcadamente diferente serão construídas no Brasil dentro de quatro meses", disse Steiner , referindo-se a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio +20), que também será hospedado no país sul-americano apenas algumas semanas após o WED.
"A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu papel atual e futuro nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20”, acrescentou.
Como parte das atividades preparatórias para o WED, o PNUMA anunciou que a fabricante de automóveis Kia Motors, com base na República da Coreia (ROK) doará veículos com eficiência de combustível para uma competição global para marcar o dia.
Fonte: www.rio20.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário