terça-feira, 4 de outubro de 2011

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA

Festival do Livro e da Literatura estimula leitura em São Miguel Paulista

27 set 2011

Diante do sucesso do ano passado, a Fundação Tide Setubal levará novamente o tradicional Festival do Livro e da Literatura de São Miguel para ruas, praças, paradas de ônibus, estações de trem, bibliotecas municipais e escolas da Zona Leste, proporcionando uma programação variada para todas as idades. Trata-se da sexta edição do evento que, durante três dias — entre 25 e 27 de outubro — oferece, gratuitamente, contação de histórias, oficinas, debates, conversa com autores e intervenções artísticas.



A principal atração desse ano é uma homenagem a especial a Ferreira Gullar, autor do celebrado “Poema Sujo”. O poeta maranhense também fará uma palestra no último dia da programação. De maneira geral, o foco do festival é criar um movimento de estímulo à leitura na região. “Queremos também contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares de livre expressão da vida social e da sociabilidade”, explica Tião Soares, idealizador das atividades e coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.



Os locais da programação formam corredores literários, que interligam São Miguel. Segundo Tião, a inspiração surgiu dos tradicionais corredores de ônibus, que abrem caminhos alternativos para transportar com mais fluidez os passageiros, fugindo dos engarrafamentos urbanos. “Em nosso corredor, a rua passa a ser o lugar de intercâmbio de saberes e experiências”, salienta.



Ao longo dos três dias de festa, grupos artísticos vão motivar os transeuntes das ruas a se integrar à programação, por meio de recitais de poemas, dança e música. Para incentivar o contato com os livros, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação promoverão a troca de livros em praças do bairro. Haverá também três bibliotecas circulantes pelo bairro. Em União de Vila Nova e no Jardim Romano, os ônibus bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura ficarão estacionados durante os festejos. Já o caminhão do BiblioSesc circulará por pontos da região.



Destaques da programação



A Praça Morumbizinho, localizada em frente à Universidade Cruzeiro do Sul, abrigará diversos encontros com autores. No primeiro dia (terça-feira, 25/10), das 15h às 17h, Ferréz, Valmir Souza e César Magalhães Borges debaterão os desafios do processo criativo. Às 18h, sairá da praça um cortejo com poetas, artistas, músicos e contadores de histórias. Com tochas para iluminar os caminhos, eles vão recitar poemas e cantar, convidando os moradores a entrar no trajeto literário.



No segundo dia (quarta-feira 26/10), a partir das 19 horas, o destaque é o debate “Direito à cidade, à cultura e à mobilidade”, com os jornalistas Jairo Marques e Flávia Cintra.



Na quinta-feira (27/10), a partir das 15h, a discussão ocorrerá em torno da literatura brasileira contemporânea e seu diálogo com os leitores. Os escritores convidados são Eucanaã Ferraz e Luiz Ruffato. No mesmo horário, o Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal abrigará uma roda de conversa com os escritores Marcelino Freire e Sacolinha sobre “A cultura e a diversidade no exercício dos direitos e liberdades”. Por volta das 17h30, um grande sarau, com recital de poesias, contos e show de hip hop agitará o clube.



O encerramento do Festival acontecerá na tenda da Praça Morumbizinho, com uma homenagem a Ferreira Gullar. O poeta conversará com o público sobre “Direitos culturais e da diversidade: um novo paradigma político e poético”, entre 19h e 21h. A programação completa da edição 2011 do Festival poderá ser acessada em www.fundacaotidesetubal.org.br/festivaldolivro, a partir de 3 de outubro.







FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL






Quando: 25 a 27 de outubro, das 9h às 21h.






Sede: CDC Tide Setubal - Rua Mário Dallari, 170 – São Miguel – São Paulo – SP






Outros locais: Galpão de Cultura e Cidadania, Mercado Municipal de São Miguel, Calçadão Serra Dourada, Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, Praça Morumbizinho, EMEF Arquiteto Saia, Colégio D. Pedro, Ponto de Leitura Jd. Helena/Vila Mara, União de Vila Nova, CEU 3 Pontes, EMEF Armando Righetti, Biblioteca Raimundo de Menezes, Biblioteca Rubens Borba, CEU Curuçá, Oficina Cultural Luiz Gonzaga, Estações de Trem – São Miguel, Jd. Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano (Trecho Literário).






Entrada gratuita






Mais informações: contato@ftas.org.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário