quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O velho Miragaia


Anne Caroliny Rodrigues Gomes - 7ºB

O velho Miragaia

Esses dias bateu-me uma enorme curiosidade.Queria, por que queria, saber como era esse lugar há uns 30 anos, então resolvi perguntar para a minha avó Marina.

Ela me disse que tudo era muito simples, as pessoas eram bem humildes , calmas e não tinha a tecnologia de hoje. Carros?Muitos poucos, meio de transporte do povo para se locomover eram as carroças. O comércio daqui era muito pobre, não tinha quase nada. Existiam chácaras, onde os moradores faziam suas plantações, e provavelmente parte delas iam para o comércio.

Ela também me disse que as ruas não eram asfaltadas, eram todas de barro. Poluição era palavra pouco conhecida, rios e árvores eram o que predominavam, tinha até peixes! Tudo era pacote. Violência era raro, todo mundo era amigo de todo mundo. Havia muitas casinhas, não tinha sobrados, prédios, condomínios etc..., o povo residia em casas pequenas e humildes.

Mas queria saber um pouco mais, só que agora queria saber do novo Miragaia então, resolvi perguntar ao meu tio.

Ele me disse que hoje em dia é bem diferente, tem de tudo por aqui, de supermercados á prédios, escolas, postos de saúde Ect... Enfim, aqui tem de tudo para se viver bem, acrescentou ele.

Aqui se transformou, cresceu e se desenvolveu demasiadamente, tornando o Miragaia que conhecemos hoje.

texto produzido para as Olímpiadas de Língua Portuguesa, gênero: Memórias.


Um comentário:

  1. Parabéns Anne Caroliny e professora Eliana Andrade pelo belo trabalho que resultou nesse texto tão interessante.É muito importante a preservação da memória de onde moramos. Esse projeto só está iniciando, ainda temos muita coisa pela frente... Aguardem. Bjs Marli.

    ResponderExcluir