segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Folclore Brasileiro - Sugestão de aula

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


Apresentar as diversas manifestações da cultura popular, resgatar algumas tradições e identificar na cultura local as manifestações populares. Duração das atividades


De 2 a 4 aulas de 50 minutos. Professor sugerimos a aula "A arte do cordel: da Xilogravura ao Cinema" para complementar esse conteúdo. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Não é necessário conhecimento prévio Estratégias e recursos da aula


Aula 01: Resgatando a cultura popular


O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao folclore e a cultura popular: (Caso seja possível, o professor deve levar para sala de aula uma colher de pau e uma panela de barro, e apresentar aos alunos as seguintes imagens)




Carnaval anos 50




Desfile da escola de samba – Mangueira em 2006.








Capa dos folhetos de Literatura de Cordel









Após apresentar os objetos e as imagens o professor deverá perguntar aos seus alunos: O que a colher de madeira e a panela de barro tem em comum? O que o carnaval, bumba meu boi e o cordel tem em comum?



O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos (certas e erradas) e depois explicar para eles o que é cultura popular e o folclore.




O folclore é o estudo que engloba todas as atividades populares: música, literatura, representações dramáticas, festas populares e religiosas (folia de reis, festa junina, etc.) confraternizações, pintura, escultura, arquitetura, entre outros.






Folclore


Seguindo o resgate sobre a cultura popular o professor deverá apresentar aos alunos exemplos das manifestações artísticas:



Música: cirandas infantis, colheitas ou festas religiosas


Escravos de Jó



Escravos de Jó


Jogavam caxangá


Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.


Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá


Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.






Literatura popular: Cordel




Cordel Rimando o Brasil


Vou falar sobre essa pátria


Com meu verso mais gentil


Que recebe todo mundo


Pro Brasil dou nota mil


Misturando lá com cá


Vou rimar sobre o Brasil.


O Brasil é minha pátria


Terra onde eu nasci


Berço onde eu me criei


Onde tem mistura, eu vi


Misturar eu vou agora


Quibe assado com shushi.


Macarrão com o Hambúrguer


Tapioca com empada


Control Del com o delete


Fast food com buchada


Avenida com charrete


Vídeo game com estrada.


No Brasil sempre misturo


A viola e o violão


O ganzá com berimbau


Violino com canção


Eu misturo a capital


Com a vida do sertão.


Brasileiro é povo rico


Brasileiro é povo pobre


Mostra sempre a miséria


Mas a mesma sempre encobre


Misturando norte a sul


Tudo novo se descobre.


É Brasil cidade grande


É Brasil do coronel


É Brasil do shoping center


É Brasil sarapatel


É Brasil só da TV


É Brasil do meu cordel.


É Brasil contraditório


Avenida com favela


De criança barriguda


De criança magricela


De mendigo na calçada


Do ricaço da novela.


Mas é meu esse Brasil


É só nosso esse país


Minha vida e alegria


Nele sou sempre aprendiz


Quando eu digo assim: - Brasil!


O meu mundo é mais feliz.





Artes dramáticas: folguedos natalinos




Chegança de mouros


Auto popular brasileiro do ciclo natalino, baseado em velhos elementos ibéricos. Procura fixar a luta secular entre cristãos e mouros.


O tema central é a abordagem de uma nau moura por outra cristã. Há o encontro das tripulações em terra, a luta simulada e finalmente o batismo dos mouros. Episódios sobre a vida do mar, com brigas e contrabando, também integram o auto.


Personagens principais: Comandante (Mar-e-Guerra ou Tenente-General), Piloto, Contra-Mestre, Patrão ou Capitão-Patrão, Calafate, Gajeiro, Padre, Médico, Rei-Cristão, Rei-Mouro, Embaixador-Mouro.


A música das cheganças, embora apresente documentos muitas vezes belíssimos - dizia Mário de Andrade - nada tem de nacional, como caráter. Entretanto, ele não deixa de reconhecer o valor folclórico das melodias.


A nossa chegança de mouros começa com versos assim, mas de bonita e saudosa melodia:


Na saída de Lisboa,


quando mandei alar os ferros;


lembrei-me das meninas,


dos amores lá de terra...


Mouros contra os cristãos






Oktoberfest é uma manifestação popular que resgata a tradição germânica, sua primeira edição foi em 1984. A festa dura 17 dias com a apresentação de vários grupos folclóricos, músicas, danças, trajes típicos e culinária.


O bumba meu boi é outra manifestação artística presente no Norte e Nordeste do país. O professor pode utilizar o vídeo “São Luís” que trata brevemente sobre a festa.




São Luís


Arte naif:




O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.




Conheça mais sobre o termo no site: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5357




"Cavalos ao Luar", obra de Edgar Calhado




Cerâmica:





Panelas de barro




Arquitetura:





Casa de pau a pique




Aula 02:


Professor! Para realizar essa atividade reserve de duas a quatro aulas para acompanhar as pesquisas, produção dos recursos e ensaios das apresentações.




Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura popular do país é hora de pesquisar sobre as manifestações culturais de sua região.




A turma será dividida em equipes que pesquisarão sobre os seguintes temas:


Artesanato, arquitetura, pintura, festas populares, manifestações dramáticas, músicas, literaturas, lendas, culinária, etc.


Sugerimos que a apresentação do resultado da pesquisa seja feita uma feira no mês de agosto. Caso a escola tenha disponibilidade, o professor pode dividir os temas entre as turmas (cada turma pesquisará um tema sugerido)


Os grupos apresentarão a escola os resultados da pesquisa por meio de vídeos, exposições fotográficas, apresentações de danças, músicas e literaturas.



Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br

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