sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Releituras de Portinari



De acordo com o depoimento da professora Rosana, ela escolheu fazer esse trabalho para os seus alunos conhecerem as obras de arte do Candido Portinari, aproveitando também o passeio que a escola realizou ao CEU Curuça, para as crianças assistirem a peça teatral "Portinari Pé de Mulato".

Para trabalhar as atividades relacionadas ao pintor, primeiro a professora utilizou um texto biográfico que continha também informações sobre algumas de suas obras , enfocando as telas com a temática "brincadeiras". Ela escolheu 5 tipos de brincadeiras pintadas por Portinari e distribuiu aos alunos para que eles realizassem uma releitura, ou seja, produzissem seus próprios desenhos baseados na obra. Depois, realizaram uma produção de texto sobre as obras e fizeram uma pesquisa com os pais para saber se eles conheciam as brincadeiras; o objetivo foi comparar as brincadeiras de hoje com as de antigamente.
A professora também realizou uma roda de conversa sobre as impressões dos alunos acerca da obras e da peça teatral assistida.
Para concluir a atividade, a professora produziu um painel expositivo com os desenhos (releituras) das crianças, num local de grande circulação entre oa alunos, para que todos da escola pudessem prestigiar o trabalho realizado pela sua turma (2ºA, ciclo I).

Depoimento especial da professora Rosana Conti sobre o trabalho realizado pela aluna Lucrécia: "A Lucrécia tem o acompanhamento da estagiária Paula; ela é uma aluna bastante agitada, mas observei que ela ficou concentrada com a atividade, copiou as questões que foram feitas e respondeu oralmente, e com ajuda da Paula utilizou "as letras móveis" para escrever algumas palavras.Na hora de fazer o desenho ela interagiu bem e não sentiu dificuldades".

Um comentário:

  1. Parabéns professora Rosana Condi e estagiária Paula Gama, o resultado da sequência de atividades que vocês desenvolveram com a turma do 2ºA ciclo I ficou muito bom. Foram duas semanas de intenso trabalho que culminou com a ida da turma juntamente com outros alunos do ciclo I ao teatro do CEU Curuçá, para assistirem ao Espetáculo Portinari pé de mulato, a turma compareceu em peso, e se divertiram muito, e eu também...

    PS. Parabéns também para professora Roberta e grupo do blog, a edição do trabalho ficou muito legal, a cada dia vocês estão melhor. Bjs a todos. Marli.

    ResponderExcluir