segunda-feira, 7 de maio de 2012

Festa Junina 2012 - Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga, O Músico Nordestino 

"Este ano comemora-se o centenário de nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina. Luiz Gonzaga do Nascimento foi pioneiro ao propagar as raízes do sertão por todo o país.

Uma das mais completas figuras da música popular brasileira, Gonzagão, como ficou conhecido, cantou a alegrias das festas juninas e dos forrós pé-de-serra. Numa época em que o sertão era desconhecido e desvalorizado pelo restante do Brasil, Luiz Gonzaga denunciou em suas letras de xote e xaxado, a pobreza e as injustiças sofridas por seu povo.

O “Rei do Baião” era um instrumentista auto didata, sofisticado inventor de melodias e harmonias e compositor de uma das mais belas canções que retratam a vida no nordeste do Brasil, “Asa Branca (1947)”, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Sua carreira musical deslanchou no sudeste do país, porém Luiz nunca esqueceu da raiz nordestina e das vezes que ao lado de seu pai tocou nas feiras do sertão pernambucano. Januário, seu pai, foi quem lhe ensinou a tocar acordeão, instrumento que além de consertar também tocava em pequenas apresentações.

Um típico vaqueiro nordestino, vestido deste modo, Luiz Gonzaga começou a se apresentar no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O figurino original lhe consagrou como “Rei do Baião”.

O ano de 2012 foi definido como “Ano Luiz Gonzaga – 100 anos de nascimento do Rei do Baião”. Muitas homenagens estão sendo feitas por todo o país. Luiz Gonzaga foi tema este ano da escola de samba “Unidos da Tijuca”, no Rio de Janeiro e também do “Artes de Março” na capital piauiense.

João Cláudio Moreno, artista do Piauí, homenageará Luiz Gonzaga em uma apresentação no “Artes de Março”, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Que o Rei do Baião seja eterno e exemplo para a valorização dos artistas da terra".
Fonte: http://www.icsrita.org.br/

Em homenagem aos 100 anos do nascimento do Rei do Baião, nossa Festa Junina deste ano terá como temática a vida e obra desse músico.

Toda a escola estará envolvida em pesquisas e estudos para que possamos realizar uma belíssima festa, o objetivo principal será a divulgação e conhecimento da vida e obra do grande compositor e músico Luiz Gonzaga.


• Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja.

• Mostrar as dificuldades enfrentadas pelo povo sertanejo e a necessidade da união da sociedade em busca de soluções.

• Apresentar a riqueza e a beleza da nossa cultura de raiz.

  • Ressaltar a riqueza da cultura nordestina e reivindicar atenção da sociedade para o povo esquecido do sertão, utilizando como instrumento as músicas e letras deste grande músico e de seus parceiros como Humberto Teixeira, Zé Dantas e tantos outros.

"Inegável a importância de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira!

Sua obra ultrapassa barreiras enriquecendo nossa música como também, dando uma grande contribuição as áreas das ciências humanas como história e sociologia.

Então, ao invés de chamá-lo apenas de artista, por que não chamá-lo também de antropólogo?

É possível a qualquer pessoa conhecer muito do nordeste e principalmente do povo sertanejo como alimentação, animais, vegetação, vocabulário e costumes, através da sua discografia.

Porém, a globalização e sua principal ferramenta, a mídia, tem invadido nossas casas, nossos olhos e ouvidos, ajudando a colocar no esquecimento a cultura dos sertanejos que é tão singular, como até mesmo o próprio sertanejos. E esse fenômeno é bastante preocupante, pois atinge principalmente nossos adolescentes. Podemos observar hoje que muitos deles até já ouviram falar no mestre Luiz Gonzaga, porém poucos sabem da sua imensa importância".








Nenhum comentário:

Postar um comentário