terça-feira, 8 de novembro de 2011

Formação cidadã

Festival do Livro e da Literatura incentiva leitura em São Miguel Paulista

31 out 2011

De 25 a 27 de outubro, o bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, ficou mais poético. Livros brotaram nas árvores e o universo da literatura tomou os espaços públicos da região. Nas ruas, os transeuntes foram surpreendidos com artistas que declamavam poemas. Nas praças, escritores debateram com o público a importância da leitura e da literatura, fazendo acontecer o direito à cultura na cidade. No CDC Tide Setubal, nas bibliotecas e em pontos de leitura, contadores de histórias aguçaram a imaginação das crianças. Tudo isso, e muito mais, fez parte da programação da 6ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, realizada pela Fundação Tide Setubal, que contou com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Banco Itaú.

 

O debate sobre direitos fez parte do evento. Em rodas de conversa, Alexandre Barbosa, antropólogo, Helena Abramo, socióloga, Gil Marçal, coordenador do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo (VAI) e Rafaela Guabiraba, militante da Pastoral da Juventude, trataram de direitos culturais e juventude na noite de terça-feira (26/10). No dia seguinte, o foco foi direito à cidade, à cultura e à mobilidade, com os jornalistas Jairo Marques e Flávia Cintra, a advogada Thays Martinez e o consultor de inclusão Sérgio Faria Ramos.


A programação do evento contemplou um Fórum de Debates a respeito de Adolescência e Juventude, com a temática das drogas. Participaram: Letícia Maria Fossaluza Dutra, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas II, de Ermelino Matarazzo; Márcia Crystal, especialista em psicologia educacional; Veridiana Maurelli, biomédica, toxicologista e coordenadora geral do Departamento de Pesquisa e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas da Casa de Isabel; Eli Mendes de Moraes, psicólogo, especialista em Psicopatologias e Dependências Químicas, da Casa de Isabel. A mediação foi de Viviane Hercowtiz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal.



Acesso ao livro


Outra ação do Festival foi a do Vale-Ler. Para estimular o acesso ao livro, a Fundação Tide Setubal ofereceu 200 tíquetes, cada um deles no valor de R$ 40, para serem trocados por livros na tenda de venda, montada na Praça Morumbizinho. A maior parte dos vales foi entregue a alunos de escolas da região.
A Feira de Trocas aconteceu em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura. Na praça Arquiteto Saia, só no primeiro dia do Festival, Josinéia Palhares trocou três livros. “É muito boa essa ideia. A estante está cheia, mas as crianças querem novas histórias”, explicou. Quem passou pelas praças também pode colher gratuitamente os livros que brotaram das árvores. Esses exemplares foram arrecadados por meio de uma campanha de doações. No total, foram distribuídos 3 mil livros.

Ao longo do evento, circularam três bibliotecas sobre rodas: dois ônibus da Secretaria Municipal de Cultura e o caminhão do BiblioSesc. Em frente ao Mercado Municipal, os polvos poéticos declamavam poesias ao pé do ouvido dos transeuntes e os convidavam para conhecer os livros guardados nas estantes do caminhão. “Que maravilha! Nunca vi isso em São Miguel. O bairro fica mais colorido e alegre assim”, disse Ana Pereira Figueiredo, de 83 anos, que prestigiou os artistas enquanto aguardava o ônibus na parada em frente ao Mercadão.

Vídeo-entrevista com Ferreira Gullar, homenageado do Festival
http://www.youtube.com/watch?v=zuGkAdto5pE




Fonte: http://www.ftas.org.br/noticias/2700 - Fundação Tide Setubal


























Nenhum comentário:

Postar um comentário