segunda-feira, 4 de julho de 2016

              Navegar é Preciso 

            Atividade desenvolvida pela professora Ivone ,na disciplina História,nas salas do sétimo ano.O objetivo da sequência didática era demonstrar a importância das grandes navegações que ocorreram no século XVI e que depois disso o mundo nunca mais seria o mesmo!
         
           Nas fotos abaixo os alunos confeccionavam fósseis em argila,os objetos utilizados para desenvolver os moldes foi providenciado pelos próprios alunos,eles se inspiraram em naufrágios de navios (piratas ?) que ainda hoje permanecem submersos. O que poderiam esconder estes naufrágios  que tipo de vestígios do passado poderiam ser encontrados dentro deles? A turma soltou sua imaginação !

         






Navegar é Preciso



Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:



"Navegar é preciso; viver não é preciso".



Quero para mim o espírito [d]esta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:



Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Só quero torná-la grande,

ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.



Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso.



Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir

para a evolução da humanidade.



É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça



Fernando Pessoa





Nenhum comentário:

Postar um comentário