“O diálogo é o encontro entre os homens,
mediatizados pelo mundo, para designá-lo.
Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam,
o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial”
(FREIRE Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980)
Alunos com poder de argumentação e censo crítico para dialogar sobre os mais variados assuntos são o sonho de todo educador. Paulo Freire definiu este processo com o termo dialogicidade, que trabalha as dimensões da ação e da reflexão. Essa dialogicidade é justamente a principal característica do rádio como meio de transmitir conhecimento, de acordo com o doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da USP, e formador do programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, Marciel Consani, entrevistado nesse Informe NET Educação.
O ponto de partida para o bom uso do rádio na escola é ter um projeto pedagógico que estimule novas linguagens e respeitar o repertório cultural dos alunos.
Autor do livro “Como usar o rádio na sala de aula”, o professor responde a questões que costumam permear o tema:
- Existe um gênero de programação mais apropriado para o ambiente escolar?
- As novas tecnologias competem ou auxiliam o rádio na escola?;
- Onde encontrar tutoriais e ferramentas para implantar uma rádio na escola ou pensar em atividades escolares que utilizem a mídia?
Outro aspecto abordado é o conceito de Educomunicação. Com as novas tecnologias associadas ao processo comunicacional das mídias tradicionais, a educação para a democratização do diálogo faz com que em um futuro próximo tenhamos a escola, as lutas sociais e as minorias representadas no mundo virtual. Isto permite que se trabalhe a mídia na escola do ponto de vista mais pedagógico e, também, sociológico, inerente aos meios de comunicação.
Ainda nesta edição, você acompanha o relato da professora de História e de Educação para as Mídias do Colégio Pueri Domus, Graciete Ram. Ela traz um exemplo prático da forma como utiliza o rádio.
Links:
- Acesse aqui o sumário e a introdução do livro “Como usar o rádio na sala de aula”, de Marciel Consani está disponível
- Conheça aqui a midiateca do Programa Nas Ondas do Rádio, em que você encontra links de sites, documentos e outros conteúdos como apoio na formação e desenvolvimento de projetos
- Ouça aqui as reportagens da Imprensa Jovem, uma iniciativa do programa Nas Ondas do Rádio
- Viaje aqui pelos áudios do podcast “Soy loco por ti, América”, desenvolvido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Pueri Domus/Crescer Sempre, no curso de História
- Entenda aqui melhor o conceito de Educomunicação
Fonte:https://www.neteducacao.com.br/multimidia/audios/informe-net-educacao-o-radio-na-educacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário