sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rádio na Educação

“O diálogo é o encontro entre os homens,
mediatizados pelo mundo, para designá-lo.
Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam,
o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial”

(FREIRE Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980)
Alunos com poder de argumentação e censo crítico para dialogar sobre os mais variados assuntos são o sonho de todo educador. Paulo Freire definiu este processo com o termo dialogicidade, que trabalha as dimensões da ação e da reflexão. Essa dialogicidade é justamente a principal característica do rádio como meio de transmitir conhecimento, de acordo com o doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da USP, e formador do programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, Marciel Consani, entrevistado nesse Informe NET Educação.
O ponto de partida para o bom uso do rádio na escola é ter um projeto pedagógico que estimule novas linguagens e respeitar o repertório cultural dos alunos.
Autor do livro “Como usar o rádio na sala de aula”, o professor responde a questões que costumam permear o tema:
- Existe um gênero de programação mais apropriado para o ambiente escolar?
- As novas tecnologias competem ou auxiliam o rádio na escola?;
- Onde encontrar tutoriais e ferramentas para implantar uma rádio na escola ou pensar em atividades escolares que utilizem a mídia?
Outro aspecto abordado é o conceito de Educomunicação. Com as novas tecnologias associadas ao processo comunicacional das mídias tradicionais, a educação para a democratização do diálogo faz com que em um futuro próximo tenhamos a escola, as lutas sociais e as minorias representadas no mundo virtual. Isto permite que se trabalhe a mídia na escola do ponto de vista mais pedagógico e, também, sociológico, inerente aos meios de comunicação.
Ainda nesta edição, você acompanha o relato da professora de História e de Educação para as Mídias do Colégio Pueri Domus, Graciete Ram. Ela traz um exemplo prático da forma como utiliza o rádio.
Links:
  1. Acesse aqui o sumário e a introdução do livro “Como usar o rádio na sala de aula”, de Marciel Consani está disponível
  2. Conheça aqui a midiateca do Programa Nas Ondas do Rádio, em que você encontra links de sites, documentos e outros conteúdos como apoio na formação e desenvolvimento de projetos
  3. Ouça aqui as reportagens da Imprensa Jovem, uma iniciativa do programa Nas Ondas do Rádio
  4. Viaje aqui pelos áudios do podcast “Soy loco por ti, América”, desenvolvido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Pueri Domus/Crescer Sempre, no curso de História
  5. Entenda aqui melhor o conceito de Educomunicação
 
Fonte:https://www.neteducacao.com.br/multimidia/audios/informe-net-educacao-o-radio-na-educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário