domingo, 5 de fevereiro de 2012

Formação em Luteria (Confecção de instrumentos)

Núcleo Arteculturação promove formações em música e luteria






Com a proposta de valorizar o saber social da comunidade, articulando arte, cultura e cidadania, o Núcleo ArteCulturAção oferece formações em música e luteria (construção de instrumentos). As oficinas são oferecidas no Galpão de Cultura e Cidadania, situado no Jardim Lapenna, São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo.







David Rocha, 20 anos, jovem aprendiz de luteria e monitor da oficina do Galpão, se destaca pela reutilização de madeiras usadas na fabricação de instrumentos de corda como rabecas e violinos.

Em 2012, serão abertas novas vagas para os diversos módulos do projeto. As inscrições começam a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro e devem ser feitas pelo e-mail inacio@ftas.org.br ou pessoalmente no Galpão de Cultura e Cidadania, na Rua Serra da Juruoca, 112 – Jd. Lapenna.
Os interessados podem participar de formações, que incluem estudo dos ritmos brasileiros, aula para tocar instrumentos e de canto-coral. Há opções para todas as faixas etárias. Apenas na oficina de luteria só serão aceitas inscrições de quem tem mais de 13 anos de idade.
O objetivo da oficina de luteria é promover a manutenção e multiplicação dessa cultura de confecção artesanal de instrumentos, transmitindo a tradição de mestres da cultura popular e de luthiers para jovens e adultos da região leste e de outras localidades.
O espaço da luteria é aberto também a grupos da comunidade para aperfeiçoamento de suas técnicas. No local, são produzidos tambores, alfaias, pandeiros, rabecas, violões, bandolins e cavaquinhos. O ensino desta técnica e o ateliê aberto têm contribuído para que os jovens aprendizes tenham uma oportunidade de geração de renda, por meio da venda de instrumentos produzidos por eles.
A história e o modo de trabalho do Núcleo de Música e Luteria estão no livro Olhar, Ouvir e Tocar, Experiência da Educação pela Arte, lançado em novembro de 2010. Conheça a publicação http://ftas.org.br/conhecimento/publicacoes/252
Além das formações em Música e Luteria, o Núcleo também realiza formação em teatro e suas linguagens. Para saber mais serviço:


Galpão de Cultura e Cidadania

Núcleo Arteculturação (Formação em Música e Luteria)

Local: Rua Serra da Juruoca, 112 – Jd. Lapenna - São Miguel Paulista

Informações: 2956-0091 ou inacio@ftas.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário