sábado, 30 de agosto de 2014

Projeto Docência Compartilhada

Projeto Arte e Matemática : Jogando e Aprendendo

 
O projeto nasceu da necessidade de buscar novas maneiras de ensinar matemática, tendo o lúdico como principal ferramenta no desenvolvimento do raciocínio lógico, tal como, na resolução de problemas matemáticos, entendendendo que o trabalho com jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, previsão, argumentação, tomada de decisão e organização algo indispensável na vida acadêmica.
O referido projeto é desenvolvido pela professora Fernanda junto aos alunos dos 4° e 5° anos do período da manhã, o mesmo abrange um conceito muito caro a nossa unidade escolar, a sustentabilidade já que os materiais utilizados para a confecção dos jogos serão embalagens recicladas, materiais como o papel, o plástico, a madeira que ao invés de serem descartados de forma inadequada serão reutilizados em prol da aprendizagem.
 
Os jogos desenvolvidos durante o projeto ainda podem ser doados posteriormente aos alunos para que os mesmos disseminem a prática em suas casas com suas famílias, pois por meio de atividades lúdicas promove-se a interação e uma maior proximidade entre as pessoas algo tão escasso nos dias atuais, a ideia é promover gincanas entre as salas envolvidas no projeto para fomentar a troca de conhecimentos entre as diferentes séries.
 
Este trabalho foi feito em dois momentos, primeiro houve a construção das formas no Trangran de madeira. O Tangran é um jogo de quebra-cabeça chinês composto por 7 peças 5 triângulos,1 quadrado e 1 paralelogramo. Em um outro momento foi exibido uma sequência de Slides com a biografia e as obras de Hélio Oiticica, algumas destas obras estavam presentes na exposição 30 Vezes Bienal, que aconteceu no pavilhão da Bienal entre setembro e dezembro de 2013. Hélio Oiticica foi um artista muito importante nos anos 60,e em suas obras é frequente o uso das figuras geométricas como o quadrado, o triângulo e o retângulo.
 
 
Professora Fernanda Ilário
 
 










 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário