O projeto nasceu da necessidade de
buscar novas maneiras de ensinar matemática, tendo o lúdico como principal
ferramenta no desenvolvimento do raciocínio lógico, tal como, na resolução de
problemas matemáticos, entendendendo que o trabalho com jogos contribui para o
desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de
hipóteses, previsão, argumentação, tomada de decisão e organização algo
indispensável na vida acadêmica.
O referido projeto é desenvolvido pela
professora Fernanda junto aos alunos dos 4° e 5° anos do período da manhã, o
mesmo abrange um conceito muito caro a nossa unidade escolar, a
sustentabilidade já que os materiais utilizados para a confecção dos jogos serão
embalagens recicladas, materiais como o papel, o plástico, a madeira que ao
invés de serem descartados de forma inadequada serão reutilizados em prol da
aprendizagem.
Os jogos desenvolvidos durante o projeto ainda podem ser doados
posteriormente aos alunos para que os mesmos disseminem a prática em suas casas
com suas famílias, pois por meio de atividades lúdicas promove-se a interação e
uma maior proximidade entre as pessoas algo tão escasso nos dias atuais, a
ideia é promover gincanas entre as salas envolvidas no projeto para fomentar a
troca de conhecimentos entre as diferentes séries.
Este trabalho foi feito em dois momentos, primeiro houve a construção das formas no Trangran de madeira. O Tangran é um jogo de quebra-cabeça chinês composto por 7 peças 5 triângulos,1 quadrado e 1 paralelogramo. Em um outro momento foi exibido uma sequência de Slides com a biografia e as obras de Hélio Oiticica, algumas destas obras estavam presentes na exposição 30 Vezes Bienal, que aconteceu no pavilhão da Bienal entre setembro e dezembro de 2013. Hélio Oiticica foi um artista muito importante nos anos 60,e em suas obras é frequente o uso das figuras geométricas como o quadrado, o triângulo e o retângulo.
Professora Fernanda Ilário
Nenhum comentário:
Postar um comentário