Caros parceiros,
Será um prazer contar com a presença de vocês!
Nos dia 29 de junho (sábado) às 10h teremos a presença do prefeito Fernando Haddad em São Miguel para dar a largada no projeto de integração de equipamentos educativos, esportivos e culturais, denominado CEU em Rede.
Teremos no dia diversas atividades no período de 10h às 13h com os alunos, famílias e comunidade do entorno.
Teremos no dia diversas atividades no período de 10h às 13h com os alunos, famílias e comunidade do entorno.
Evento: CEU EM REDE SÃO MIGUEL PAULISTA
Local: Rua Nabor de Morais (Rua da Integração ao lado do CDC Tide Setubal)
Dia: Sábado, 29/06/2013
Horário: Das 10h às 13h
Programação
Palco principal – Rua da Integração
10h – Banda EMEF Almirante Pedro Frontin
10h30 – Dança do Ventre Grupo Aziza e Grupo Naira– CEU São Carlos
11h – Hip Hop Grupo Lemitrikamal – CEU Três Pontes
11h30 – Projeto Emílias, de dança e literatura - EMEF Almirante Pedro Frontin
12h – Coral Cuca Legal - CEU Veredas
12h30 – Ginástica Rítmica (Grupo da Terceira Idade) – CEU Curuçá
13h - Banda EMEF Almirante Pedro Frontin
Outros espaços
10h – Passeio ciclístico com pais, alunos e educadores
11h – Contação de histórias - jardim da EMEF Almirante Pedro Frontin
12h - Contação de histórias - jardim da EMEF Almirante Pedro Frontin
Prefeitura lança novo conceito para os CEUs
Com o projeto CEU em Rede, a cidade de São Paulo ganhará 20 centros que integrarão diversos equipamentos. Os novos complexos beneficiarão comunidades e incentivarão a apropriação do espaço público
Neste sábado, 29 de junho, a Prefeitura de São Paulo dá mais um passo rumo à transformação da capital paulista em uma cidade totalmente educadora e lança um novo conceito para Centros Educacionais Unificados. É o projeto CEU em Rede, que criará 20 centros que integrarão equipamentos de diversas secretarias e da sociedade civil organizada em complexos diferenciados que beneficiarão comunidades e incentivarão a apropriação do espaço público em diferentes pontos da cidade.
O primeiro CEU com esta nova configuração já está sendo planejado e ficará em São Miguel Paulista, zona Leste da cidade. O centro vai englobar a EMEF Almirante Pedro de Frontim e a EMEI Professora Helena de Paula Marin, além do Mini-balneário Almirante Pedro de Frontim e o Clube da Comunidade Tide Setubal, unificando os trabalhos e ampliando os serviços oferecidos por esses espaços educacionais, esportivos e culturais à comunidade, seguindo os princípios que constituem a ideia de CEU.
Poucos muros, muita integração - Os novos centros não terão muros ou grades. Eles serão delimitados apenas por sinalização, ciclovias, rotas de caminhada e pelos equipamentos que vão compor cada complexo. Nessa nova fase, os CEUs serão constituídos ao redor de equipamentos que já funcionam e que fazem parte do dia-a-dia das comunidades, sejam eles escolas, bibliotecas, parques, unidades de saúde ou áreas esportivas.
A parceria com entidades da sociedade civil, como é o caso da participação da Fundação Tide Setubal no planejamento e realização deste primeiro centro e de institutos de formação e pesquisas, representa a intensificação das possibilidades de diálogo e do desenvolvimento local. É olhar efetivamente o entorno de cada novo CEU, aproveitando as sinergias já existentes nas regiões em questão, e colocar em prática uma educação com qualidade social na sua mais ampla dimensão.
Trabalho coletivo – O conceito do CEU em Rede não integra apenas o trabalho feito na ponta para a formação dos novos centros. Ele traz também uma união de esforços entre diferentes secretarias municipais, entre elas Educação, Desenvolvimento Urbano, Cultura, Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Subprefeituras e Infraestrutura Urbana e Obras. A função de cada uma dessas pastas é desenvolver seus programas e articular a implantação ou mudanças de seus equipamentos para que o trabalho integrado ocorra plenamente.
No CEU de São Miguel, além das secretarias, participam ativamente do planejamento representantes da Diretoria Regional de Educação e da Subprefeitura de São Miguel, as diretoras da EMEI e da EMEF e a equipe do CDC Tide Setubal, pessoas que já mantêm um diálogo aberto com os moradores, alunos e outros grupos e que conhecem bem a dinâmica e as particularidades da região.
Programação – Diversas atividades marcarão o lançamento do projeto CEU em Rede. Haverá um ato simbólico com o prefeito Fernando Haddad, que dará a primeira martelada no muro que, hoje, separa a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e a de Ensino Fundamental (EMEF). O evento contará ainda com apresentações de bandas, grupos de dança, passeio ciclístico, contação de histórias e muito mais.
A 1ª Intervenção
O Prefeito Fernando Haddad, em um ato simbólico dará a primeira marretada no muro que separa as duas unidades escolares, que deixará de existir na nova concepção de CEU em Rede.
José Luiz Adeve (Cometa)
Coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária
Fundação Tide Setubal - www.ftas.org.br
55 (11) 2956 0091
55 (11) 973888391
Por uma educação que produza conhecimento a partir de uma inteligência ecossistêmica para a renovação do pensamento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário