sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Festival de Bandas e Fanfarra

Música na Escola


Projeto Banda e Fanfarra


A música, assim como outras formas de expressão artística, é um importante componente para a formação integral do indivíduo. O projeto da Banda proporciona além da cultura e lazer, um incentivo para o aprendizado mais profundo da música e ainda a possível descoberta de muitos talentos.

O Festival de Bandas e fanfarras visa a integração e troca de experiências entre educandos e educadores que protagonizam esse projeto das Redes Municipal, Estadual e Particular, é uma atividade artística que resgata e valoriza importantes elementos que compõem este universo, ao mesmo tempo em que oportuniza a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas.



Professora Soma Correa











quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Escola Estufa




SMPP inaugura mais duas Escolas Estufas

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), inaugura no dia 18 de setembro, mais duas unidades do projeto Escola Estufa Lucy Montoro, que serão implementadas nos distritos das Subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Itaquera, localizadas na Zona Leste de São Paulo.

O projeto Escola Estufa Lucy Montoro tem por objetivo ser um espaço de vivência, educação, exercício e organização para disseminar o cuidado com o meio ambiente e o espírito comunitário, difundindo a horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas.

As escolas incentivam e organizam a implantação de hortas escolares e comunitárias, capacitando agentes multiplicadores para o seu funcionamento autônomo.

As novas unidades já estão com as inscrições abertas para o curso “Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável”, que ensina técnicas e conceitos do cultivo de hortaliças e outras plantas, possibilitando aos participantes o aumento de renda e a reeducação alimentar.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a CONPARES através dos telefones: (11) 3113-9629 ou (11) 3113-9683.

Serviço:

“Inauguração de novas unidades do projeto Escola Estufa Lucy Montoro”

Escola Estufa da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo

Quando: 18 de setembro

Horário: 11h

Endereço: Rua Eduardo Kiyoschi Shimuta, 53 – Ponte Rasa

Escola Estufa da Subprefeitura de Itaquera

Quando: 18 de setembro

Horário: 14h

Endereço: Rua Blecaute, 303 – Parque do Carmo





terça-feira, 4 de setembro de 2012

Biblioteca Raimundo de Menezes Convida

Biblioteca Pública Raimundo de Menezes

CONVIDA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SETEMBRO 2012

05 de setembro (qua.) – 9h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contando e Encantando Histórias - com Grupo Semeando e Espalhando Histórias na Leste II
Narração de histórias infantis diversas entremeadas por canções e brincadeiras.

Faixa-etária: Livre.

Duração aproximada: 50 min.


06 de setembro (sab.) – 10h e 14h – MEDIAÇÃO DE LEITURA

Roda de Leitura na Raimundo de Menezes

coordenação Fernanda Mendes Queiroz

Atividade de mediação com o objetivo de estimular o prazer pela leitura.

Faixa-etária: Livre.

Duração aproximada: 40 min.


22 de setembro (sáb) – 10h – BP Raimundo de Menezes

Palestra Nova ortografia - Com o professor João Jonas Veiga Sobral

Apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações.

Faixa-etária: Livre.

Duração aproximada: 2h10. min.

22 de setembro (sab.) – 14h – MEDIAÇÃO DE LEITURA

Roda de Leitura na Raimundo de Menezes

com Fernanda M. Queiroz e Iranilde A. Freires

Atividade de mediação com o objetivo de estimular o prazer pela leitura.

Faixa-etária: Livre.

Duração aproximada: 40 min.


TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS
LOCAL: Biblioteca Pública Raimundo de Menezes
Av. Nordestina, 780 – São Miguel Paulista – São Paulo – tel.: (11) 2297-4053

e-mails: bmraimundomenezes@yahoo.com.br - bmraimundomenezes@gmail.com

(PRÓXIMO AO HOSPITAL TIDE SETUBAL)

Para participação de grupos é necessário agendamento prévio pessoalmente, por e-mail ou pelo telefone com Francisca.

Conheça nosso BLOG: http://bmraimundomenezes.blogspot.com.br


Para acesso a programação cultural completa do Sistema Municipal de Bibliotecas consulte www.bibliotecas.sp.gov.br


Caso não queira receber mensagens da Biblioteca Pública Raimundo de Menezes envie um e-mail para bmraimundomenezes@gmail.com com o assunto cancelamento divulgação.











segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Biografia do Curador do Museu Afro Brasil





Emanoel AraujoVoltar Home
Diretor-Curador do Museu Afro Brasil, é também escultor, gravurista e pintor. Nasceu em uma tradicional família de ourives de Santo Amaro da Purificação (Bahia) e formou-se em marcenaria, linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial de Santo Amaro da Purificação. Graduou-se em Belas Artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 1964.
Como artista plástico, realizou sua primeira exposição individual em Santo Amaro da Purificação em 1959. Desde então, participou de cerca de 50 exposições individuais e mais de 150 exposições coletivas no Brasil e no exterior. Inicialmente, concentrou-se na produção de xilogravuras. Posteriormente, passou a produzir painéis tridimensionais e, por fim, esculturas, embora nunca tenha abandonado as gravuras. Algumas de suas obras, de dimensões monumentais, encontram-se expostas em diversos edifícios públicos em Salvador. Entre inúmeros outros prêmios, foi agraciado com a medalha de ouro da 3ª Bienal Gráfica de Firenze (Itália) em 1972. No ano seguinte, recebeu o prêmio de melhor gravador da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 1983, recebeu da mesma associação o prêmio de melhor escultor. Em 2007, recebeu da Associação Brasileira de Críticos de Arte o prêmio de Contribuição à Arte e à Cultura Brasileira. Em 2010, foi homenageado com a exposição retrospectiva Emanoel Araujo: Autobiografia do gesto, cosmogonia dos símbolos (Museu Histórico Nacional/RJ).
Sua trajetória em instituições museológicas iniciou-se em 1981, quando foi convidado para dirigir o Museu de Arte da Bahia, inaugurando um novo prédio e reinstalando o acervo. Entre 1992 e 2002, atuou como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, tendo estado à frente da reforma do prédio e da revalorização da instituição no circuito artístico. Tornou-se membro da Comissão dos Museus instituída pelo Governo Federal em 1995, e membro do Conselho Federal da Política Cultural em 1996. Em 2002, tornou-se membro honorário do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Em 1998, como curador, recebeu o prêmio de Melhor Exposição do Ano da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela exposição Universo Mágico do Barroco (FIESP - São Paulo). Paralelamente, dedicou-se a reunir uma coleção de obras de arte afro-brasileira, a qual expôs em diversas exposições temporárias, entre as quais destacam-se Os Herdeiros da Noite: Fragmentos do Imaginário Negro (Brasília/Belo Horizonte, 1995), o módulo Negro de corpo e alma, no interior da exposição comemorativa Mostra do redescobrimento Brasil +500 (Parque do Ibirapuera, São Paulo, 2000), e Negras memórias, memórias de negros (São Paulo/Belo Horizonte, 2003). Em 2004, fundou o Museu Afro Brasil (São Paulo), do qual é Diretor-Curador. Também já atuou como curador convidado em cerca de outras 15 instituições museológicas brasileiras e estrangeiras.
Foi professor convidado de Arte da City University of New York entre 1988 e 1989. Publicou e organizou diversos livros e catálogos, entre os quais alguns estudos a respeito de arte afro-brasileira. Dentre eles, destacam-se A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica (1988, com nova edição revista e ampliada em 2010) e os catálogos das exposições Negro de corpo e alma (2000), Negras memórias, memórias de negros (2003) e De Valentim a Valentim: A escultura brasileira – Século XVIII ao XX (2010).


Semana de Cultura Brasileira

A semana de 27 a 31 de agosto foi marcada por muita literatura, alegria e atividades diferenciadas, estamos falando da Semana de Cultura Brasileira que aconteceu na nossa escola, onde tivemos a presença do grande Cordelista e Músico Cacá Lopes, que nos trouxe o encanto e alegria dos seus cordéis e de sua música, nossos alunos cantaram e recitaram trava-línguas de forma muito interativa, tivemos também as Sessões de Leitura Simultânea organizadas pelos professores e coordenação pedagógica e como sempre, pudemos contar com o maravilhoso e essencial apoio da equipe de funcionários da escola, este ano o tema das sessões ficou entorno das Lendas, Mitos, Contos, Ditos Populares, Trava-língua, Cordéis, Parlendas e todas as histórias relacionadas a cultura popular, ao final os alunos receberam como “presente” a sacola com os livros do Programa Minha Biblioteca para serem lidos em casa ou na escola como fonte de prazer e entretenimento. Ainda durante essa semana, foi montada na Sala de Leitura uma Exposição de Artesanato Brasileiro, a coordenação, os professores e funcionários trouxeram suas “relíquias” adquiridas em viagens pelo Brasil, em feiras de artesanatos ou de confecção própria para compor o espaço, a exposição foi muito apreciada e recebeu muitos elogios por parte de todos que foram visitar, a Professora Soma com seus alunos também marcaram presença com duas belas apresentações uma de música de ciranda, acompanhado por instrumentos simples como casca de coco e bastão de madeira e que produzem um efeito sonoro muito interessante e outra de Maracatu, cabe ressaltar que esse ano estamos tendo o privilégio de contar com diversos alunos em situação de deficiência que são integrantes assíduos tanto no projeto de dança quanto na banda, recebemos vários relatos de mães que se dizem extremamente felizes de ver seus filhos participando dos projetos, interagindo e melhorando seus relacionamentos dentro e fora da escola; e para encerrar com chave de ouro, na sexta-feira dia 31 de agosto os alunos dos Projetos Banda e Dança, da professora Soma, participaram de uma visita enriquecedora ao Museu Afro Brasil, onde puderam conhecer muitas coisas que até então, nunca tinham ouvido falar ou que sabiam de forma muito superficial sobre a cultura dos povos Africanos e Brasileiro, uma verdadeira aula de cultura e história da formação do nosso país. Agradecemos a todos que participaram e se empenharam na realização de mais um evento bem sucedido organizado pela escola e que pelos comentários, para o próximo ano já está garantido como evento oficial da escola. Obrigada a todos!




Coordenação Pedagógica



  

 Cordelista Cacá Lopes

                                                          Alunos recitando Trava-línguas

                                                   Alunos dos Projetos de Dança e Bandas

                                               Exposição de Artesanato Brasileiro



Alunos do Projeto de Banda


Alunas do Projeto de Dança

 Cartaz-Propaganda para uma Sesão de Leitura

Sessão de Leitura Ciclo I


Sessão de Leitura Ciclo II


Visita ao Museu Afro Brasil - Parte do Grupo com o Curador do Museu