quarta-feira, 6 de julho de 2016

                                          PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO

                           (Projeto dos alunos do 5° Ano B orientado pela professora Djanira )

OBJETIVO: Demonstrar a importância de conhecer alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo, sua história, o que existe nestes locais e sua localização para apontar opções de lazer e fomentar a cultura.

ESTRATÉGIA: Primeiramente, os alunos do 5º ano B realizaram pesquisas sobre diversos pontos turísticos da cidade de São Paulo. Posteriormente, a professora passou um vídeo na sala de aula sobre alguns pontos turísticos de São Paulo, sua história, o que existe nestes locais, sua localização, valor dos ingressos e horário de funcionamento.


Em sequência os alunos do 5º ano B foram divididos em grupos e proposto à eles que o conhecimento adquirido deveria ser dividido os demais alunos da escola. Assim, os demais alunos participaram através das respostas de uma pesquisa realizada pelos alunos do 5º ano B.

Os grupos foram divididos em:

GRUPO DA PESQUISA: Os alunos, deste grupo, montaram uma pesquisa para ser realizada com os alunos dos 9º anos, professores e funcionários da escola. Nesta pesquisa os entrevistados teriam que assinalar quais pontos turísticos de São Paulo já conheciam, e que caso não conhecessem nenhum dos registrados da pesquisa, poderiam escrever outros pontos turísticos, ou ainda, se não conhecessem nenhum. 



Com os alunos dos 9° anos





Com gestores e funcionários













 GRUPO DA COLETA DE DADOS: Este grupo ficou incumbido de coletar os dados da pesquisa feita pelo grupo anterior, neste caso, contabilizaram as escolhas e registros realizados pelos entrevistados, desta forma, souberam a quantidade de pessoas para cada ponto turístico conhecido que foi mencionado, e ainda, a quantidade de pessoas que não tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer algum destes locais. Coletadas as informações, este grupo passou os dados para o próximo grupo que construiu o gráfico de barras.




Grupo realizando contagem das escolhas dos entrevistados
GRUPO DO GRÁFICO: Com os dados coletados e registrados em números, o grupo do gráfico montou um gráfico de barras para expor de forma ilustrativa as respostas dos entrevistados.
 


Grupo realizando a montagem do gráfico de barras
 GRUPO DA MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO - Neste grupo os alunos ajudaram na montagem da exposição para demonstração aos demais alunos da escola.

Grupo preparando a  exposição






A exposição apresenta o gráfico construído de acordo com a pesquisa realizada diante das respostas coletadas, e demonstra um serviço implantado pela prefeitura de São Paulo conhecido como CIRCULAR TURISMO SIGHTSEEING. Trata-se de um serviço especialmente criado e planejado para que conheçamos São Paulo com conforto e segurança. Consiste na possibilidade de embarques e desembarques ilimitados pelo circuito que permite que conheçamos os principais atrativos turísticos que a cidade oferece. O roteiro apresenta informações sobre a história, arquitetura e cultura da capital paulista. Assim, os alunos da escola, conhecem esta nova modalidade turística existente na cidade de São Paulo. Mas se não puderem usufruir deste serviço, disponibilizamos na exposição, também, a localização em um mapa ampliado de alguns pontos turísticos deste circuito, seu horário de funcionamento e algumas curiosidades sobre eles.

ESCRIVÃ – A aluna Yasmin teve o papel de escrivã, isto é, anotar tudo que era discutido em sala de aula e registrar para que pudéssemos dar prosseguimento ao projeto.


A aluna Yasmim fazendo anotações

Conclusão:


Analisamos, diante das pesquisas realizadas com os alunos dos 9º anos, professores e funcionários da escola EMEF José Honório Rodrigues, que os pontos turísticos da cidade de São Paulo são bem visitados, e que poucas foram as pessoas que não conhecem nenhum ponto turísticos da cidade. Acreditamos que isso se ocorreu devido ao fato de termos ouvido jovens de 14 anos, professores e funcionários, mas se fossem pesquisados com os alunos do ensino fundamental I esse quadro poderia ter sido diferente, com maior número de alunos que, ainda, não tiveram a oportunidade de apreciar algum museu, exposição, teatro, estádio de futebol, etc.

Curiosamente, o ponto turístico mais visitado foi o Parque do Ibirapuera, provavelmente por uma grande área de lazer, com vasto verde, exposições, e outros acontecimentos que ocorrem em um único lugar. Seguidos da Catedral da Sé e do Estádio do Pacaembu, que despertam grande interesse entre os brasileiros fé e futebol, respectivamente.

Com esta atividade podemos trabalhar de forma interdisciplinar utilizando em Língua Portuguesa o gênero pesquisa e a produção de texto dos alunos, em Geografia inclui a localização dos pontos turísticos na cidade de São Paulo e o espaço de distância entre eles, envolvendo assim também a Matemática, e nesta por sua vez tem destaque também na contagem dos dados da pesquisa e na construção do gráfico. E, em História os alunos puderam apreciar e conhecer a história dos pontos turísticos da cidade de São Paulo, no qual a origem deste trabalho se deu, devido o estudo de onde tudo começou com a construção o colégio de São Paulo de Piratininga, no alto de uma colina, pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, hoje o Pátio do Colégio.




O trabalho foi exposto no pátio para que todos os alunos tivessem acesso

segunda-feira, 4 de julho de 2016

              Navegar é Preciso 

            Atividade desenvolvida pela professora Ivone ,na disciplina História,nas salas do sétimo ano.O objetivo da sequência didática era demonstrar a importância das grandes navegações que ocorreram no século XVI e que depois disso o mundo nunca mais seria o mesmo!
         
           Nas fotos abaixo os alunos confeccionavam fósseis em argila,os objetos utilizados para desenvolver os moldes foi providenciado pelos próprios alunos,eles se inspiraram em naufrágios de navios (piratas ?) que ainda hoje permanecem submersos. O que poderiam esconder estes naufrágios  que tipo de vestígios do passado poderiam ser encontrados dentro deles? A turma soltou sua imaginação !

         






Navegar é Preciso



Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:



"Navegar é preciso; viver não é preciso".



Quero para mim o espírito [d]esta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:



Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Só quero torná-la grande,

ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.



Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso.



Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir

para a evolução da humanidade.



É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça



Fernando Pessoa





Conhecendo Nossa História

Esta atividade  foi desenvolvida pela professora Vera Agra, licenciada em História, realizada com a colaboração das professoras Vanessa (Artes) e Fernanda (Sala de informática) e alunos do 6º ano B.
A proposta da atividade surgiu da necessidade e busca de maior interação e participação dos alunos durante as aulas, sendo assim, a partir da observação do trabalho da professora Vanessa, surgiu à ideia e posteriormente o planejamento de uma sequencia didática que seria finalizada com a montagem de um painel com figuras e informações, abordando personagens relacionados à pré-história.

Etapas do trabalho:
  • Observação técnica frenagem (técnica artística para realização de desenhos, utilizando moldes, sulfite e giz de cera);
  • Montagem dos moldes para a realização da técnica;
  • Retomada da explicação sobre a pré-história;
  • Elaboração de 10 perguntas e respostas sobre o tema em grupo;
  • Digitação de perguntas e respostas, na sala de informática;
  • Filme: Os Croods, socialização do mesmo;
  • Cada grupo deverá escolher uma cena do filme e realizar uma ilustração e a partir desta fazer uma descrição da cena e criar um poema;
  • Montagem de cartazes, contendo ilustração de uma cena do filme, descrição e poema;
  • Os grupos deverão apresentar cartazes e observações das aulas e do filme para os colegas em sala;
  • Realização de frenagem em sala;
  • Escolha dos desenhos pelos alunos, montagem do painel, primeiro momento em sala, posteriormente corredor da escola.

                Avaliação:

Motivação em realizar tarefas propostas, interação com o grupo, sala e principalmente incentivar a colaboração e respeito entre os colegas ( trabalho em equipe).