quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

25 anos do Cenpec e Projeto Educar na Cidade

 Cenpec Comemora seus 25 anos com Seminário e Projeto Educar na Cidade

 
 
Para comemorar os 25 anos de atuação pela melhoria da qualidade da educação no Brasil, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), responsável pela coordenação técnica da Olimpíada, promoveu no dia 12/12/12 o seminário “Educar na Cidade”, focado nos temas da Educação, Cidades e Sustentabilidade. A participação no seminário foi restrita a convidados, mas houve transmissão ao vivo com link disponibilizado para o público.
O seminário reuniu vários especialistas e personagens fundamentais no cenário intelectual brasileiro para discutir este tema e colocar em destaque a necessidade de uma educação voltada para a sustentabilidade, em todos os níveis. Participaram do evento a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar, e Nabil Bonduki, arquiteto e professor de planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, entre outros.
Ao mesmo tempo em que propôs o debate, o Cenpec também apresentou no evento o projeto “Educar na Cidade: participação, desenvolvimento local, sustentabilidade”, um espaço que busca contribuir para a construção de uma educação para o século XXI.
O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Cenpec, Fundação Tide Setubal, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor (IT3S), e tem por objetivo produzir conhecimento para a formulação de diretrizes educacionais, a partir dos princípios das sociedades sustentáveis.
“Não podemos ficar o tempo todo olhando pelo retrovisor, pensando em questões que ainda não resolvemos, sem essa perspectiva do século XXI. Não podemos mais pensar de forma isolada, mas integrada ao meio ambiente, pois é cada vez mais evidente por meio de estudos e pesquisas que os recursos do planeta são limitados”, diz Maria Alice Setubal, fundadora do Cenpec.
Cenpec: 25 anos
Há 25 anos foi criado o Cenpec, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi pensada com o objetivo de promover o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. As ações do Cenpec têm como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades, com o intuito de criar uma sociedade mais justa e sustentável.
Dentre as áreas de atuação do Cenpec estão:
• Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
• Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
• Implementação de programas e projetos
• Produção e disseminação de conhecimento
“O protagonismo do Cenpec nesses últimos anos – no que eu considero uma nova fase da instituição – tem sido, cada vez mais, na defesa de uma educação de qualidade para todos por meio da produção de dados, estudos e pesquisas que revelem as desigualdades educacionais, buscando influenciar as políticas públicas na direção de uma política afirmativa de intervenção na redução dessas desigualdades nos territórios”, afirma Maria Alice.

Encontrão Jovem Comunica

2º Encontro das Escolas participantes do Projeto Jovem Comunica
 
 
 
30/12/12

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONVITE ABERTO
 
 
A EMEF JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES,
TEM O PRAZER DE CONVIDAR A TODOS DESTA  COMUNIDADE PARA A COLAÇÃO  DOS FORMANDOS DE 2012.
 
 
DATA: 17/12/2012 ÀS 20 HORAS.
RUA MAJOR ÂNGELO ZANCHI, 825 - PENHA.
ENTRADA FRANCA
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.
Profº Responsável: Carlos Araújo Cheles

2ª Parte do vídeo da Semana de Cultura Brasileira

 
 
 
 
 
Vídeo exibido na II Mostra da Cidadania 2012, projeto desenvolvido na última semana de agosto, em homenagem ao mês do folclore.




quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto Valores e Vivências

 

Projeto desenvolvido pela professora Aline e demais professores do módulo.

 
 
 

 

Projeto sobre circo

 
 
Projeto realizado pela professora Vanessa e alunos do ciclo II
 

Flip Book

Projeto desenvolvido pelo professor José Roberto e alunos do ciclo I. Parabéns a todos...
 
 

2º Encontrão das escolas participantes do Jovem Comunica



E se eu fosse eleito?

 

Publicada: 05/12/2012

Encontrão do projeto Jovem Comunica promove participação na vida pública a partir de vivência do processo eleitoral

Conheça o projeto

Nome: Jovem Comunica
Onde acontece: Galpão de Cultura e Cidadania
Quem faz: Parceria entre Fundação Tide Setubal e escolas públicas da região.
Como faz: metodologias de educomunicação para contribuir com o desenvolvimento local
Um encontro em que estudantes apontassem soluções para os problemas locais aconteceu no dia 30 no Galpão de Cultura e Cidadania, espaço comunitário mantido pela Fundação Tide Setubal localizado no Jardim Lapenna, distrito de São Miguel Paulista.

Jovens das escolas EMEF José Honório Rodrigues,EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, Centro Social Marista e SESI A.E Carvalho foram os responsáveis por criar as propostas e experimentar o processo democrático de eleições para o Governo paulistano.

A ação integra as atividades do projeto Jovem Comunica, que tem como objetivo criar uma rede para compartilhar conhecimento entre as escolas da região e envolve a realização de rodas de conversa e a produção de matérias de comunicação pelos alunos para disseminação da reflexões feitas pelo grupo.

A ideia era saber quais problemas eles observam no bairro e caso fossem candidatos a prefeitura da cidade de São Paulo, qual plano de Governo apresentariam à população.

Cada escola representava um partido com programas e plano de governo. O candidato Carlos Backy, da Escola Jose Honório, abordou o tema ambiental e a acessibilidade para jovens e adultos em seu programa de campanha.

Já a candidata Hemily Sales, da Escola Reverendo Urbano, defendeu a ideia de uma gestão mais democrática no ambiente escolar, incluindo até a definição do cardápio da merenda pelos alunos. Na proposta de cardápio apresentada não havia refrigerante, mas foi adicionado hambúrguer e batata frita como parte integrante das refeições. Outra proposta de campanha apresentada pela candidata foi a criação de um fórum interno para situações de conflitos.

Quando questionada por uma das jovens da plenária sobre se a dieta de comer hambúrguer e batata frita não poderia deixar as crianças obesas, Hemily respondeu que um rodízio poderia ser feito para evitar o excesso e ponderou que um abaixo assinado levantando a opinião dos jovens sobre o que servir na merenda seria a saída.

A articulada candidata Lara Castello, do SESI, trouxe como proposta de campanha a Saúde e a Educação. Questionada se ela havia pensado uma ação ligada a saúde, escola e UBS, a estudante respondeu que acha importante esse diálogo. Na visão dela, a criação de hospitais equipados e com boa infraestrutura são essenciais; além disso, campanhas de conscientização dentro e fora das escolas são importantes como ações preventivas.

No debate com a platéia, um dos participantes fez uma provocação sobre quais motivos levam os jovens a terem comportamentos diferentes quando participam de projetos educativos que não se dão nas escolas. Uma das educadoras presentes opinou que talvez o principal motivo seja o elevado número de alunos por sala de aula no ambiente escolar, dificultando o aprendizado e a atenção que o educador tem para ofertar, situação essa muitas vezes oposta às apresentadas em projetos sociais.

Para a melhoria da educação, a proposta apresentada por Lara foi a criação de escolas de fácil acesso para pessoas que residem no território.
O último candidato a falar na plenária foi o estudante Bruno Santos, do Centro Social Marista. O candidato trouxe a preocupação no que se refere à “re-educação sexual”, pois ele tem notado “o aumento da gravidez precoce entre adolescentes”. Outros temas como transporte e segurança também foram apresentados.

No geral, propostas ligadas a saúde, educação e sustentabilidade nortearam o debate, muito maduro e rico, com a ativa participação de estudantes que compunham a platéia e tomaram a palavra para fazer perguntas aos estudantes candidatos.

O que tá bom?Quando os participantes da mesa foram questionados sobre o que há de bom no bairro em que moram, as opiniões divergiram. A candidata Hemily, num primeiro momento, afirmou que “não vê nada”, mas numa reflexão mais detida observou que “o CEU, além dos projetos ligados a escola, ajudaram muito a sociedade.” Para o jovem Bruno, “as ações feitas no rio que margeia o bairro foram importantes, pois não alaga mais na época das chuvas”. A criação de creches, parques e conjuntos habitacionais foi outro ponto positivo levantado por ele.

O Clube Escola e um parque de lazer foram os motivos de melhoria apontados por Carlos; na mesma corrente a jovem Lara concorda a respeito dos benefício trazidos pelo Clube Escola. “O aumento da segurança e o CEU foram as coisas boas que aconteceram”, conclui a jovem.

O Grêmio EscolarApesar da “oposição” de campanha, todos compartilham do mesmo ideal. O Grêmio pode ser o grande facilitador nos processo de gestão participativa e democrática do território escolar. ”Ações como a criação de campanhas de arrecadação de cestas básicas para pessoas necessitadas podem ser feitas via grêmio”, exemplificou Hemily. O jovem Carlos informou que, apesar de não haver Grêmio na sua escola, há os representantes de sala que se organizam e dessa forma promovem “um melhor atendimento aos alunos”. Para Bruno, os representantes e o Programa Voz Ativa existentes em sua escola fazem o papel do Grêmio.

Democracia ParticipativaO grande ganho desse processo é que o encontro serviu para os adolescentes observarem e perceberem como é a promoção da democracia participativa, o desenvolvimento de projetos sustentáveis para os locais que residem, além de pensarem uma política cooperativa onde todos participem e o ganho seja comunitário.


Rassani Costa

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Projeto de Orientação Vocacional

 
Projeto desenvolvido e executado pela Professora Roberta Villa com alunos dos 4º anos C II.  O vídeo foi exibido na II Mostra da Cidadania 2012
 
 
 

Apresentação do músico e cordelista Cacá Lopes

 
 

Apresentação realizada na I Semana de Cultura Brasileira da EMEF José Honório Rodrigues  Agosto de 2012 e exibida na II Mostra da Cidadania

 

 
 
 

 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conversa com as autoras Luana Antunes e Bebel Nepomuceno

Intervenção no Festival do Livro e da Literatura 2012

Conversa com as autoras Bebel Nepomuceno e Luana Antunes  Tema: Literatura Africana e História da África

 
 
 

 

Plantando uma árvore nativa de Mata Atlântica (MOSTRA DA CIDADANIA)

Alunos do José Honório plantando um exemplar de AMORA DO MATO, árvore nativa do bioma de nossa região.



Essa ação foi realizada pelos professores Fábio, Adriana, Eliane, Rose, funcionária Odete e contou também com a participação dos alunos do ciclo I e II.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Distribuição dos livros e atividades externas

Festival do Livro e da Literatura de 2012

Distribuição dos Livros arrecadadas na campanha do Festival e atividades externas

 

 

 

Intervenção da rádio e apresentação de poesia

 
 
Festival do Livro e Literatura de São Miguel 2012
 
 
 

Rádio ao vivo com os alunos do Projeto Jovem Comunica, em parceria com o NCC São Miguel no ar e escolas participantes do projeto e apresentação de poesia dos alunos dos 4º anos ciclo I,ensaiados pelas professoras Luci, Cleide e Rosângela.

II Mostra da Cidadania - Agradecimentos

EMEF. JOSE HONÓRIO RODRIGUES

AGRADECIMENTOS


II MOSTRA DA CIDADANIA 2012

Recebam nossos sinceros agradecimentos e votos de parabéns a todos!!!

Gostaríamos de agradecer a todos os participantes por sua presença e colaboração nos trabalhos apresentados, esperamos que o evento tenha contribuído para o fortalecimento das relações cidadãs, lembrando que este evento só se concretizou com a ajuda e cooperação de muitas mãos, promovendo desta maneira a elevação dos saberes e valorizando cada vez mais a participação dos alunos, professores, funcionários e pais fazendo a diferença nos espaços através do desenvolvimento das boas ações nesta comunidade.

Equipe Técnica









Obs. Ao longo da semana, estaremos postando fotos de vários momentos do evento e os vídeos na íntegra que foram exibidos também no dia.