quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Palmas por ti


Aqui é onde vivemos, onde sabemos que a nossa história está sendo feita. Aqui é onde sonhamos, onde nós vemos o Sol se por.
O nome desse lugar se chama bairro. Aqui é onde nos divertimos, onde vimos, onde aprendemos. Mas ainda tem gente que fala que aqui não presta.
Mas tem gente que vê por outro lado. Aqui passa carro, moto, caminhão, pessoas ajudam a manter o bairro limpo. Aqui é onde a cultura é cada vez maior, não importa se é funk, pop ou rock, mas sim que é o nosso jeito, nosso lugar.
Temos teatro, parques, shopping. Um lugar como os outros, cada vez melhor para nós. Mas também tem pessoas que te sujam e que te mancham de sangue e drogas.
Bom, mas é isso, o lugar é nosso, o chão daqui é nosso e é isso que interessa. Batemos palmas para ti, por fazer a gente feliz.

*Mauricio da Silva Reis

Coisas do nosso bairro

As calçadas do nosso bairro são tão estreitas que só dá para passar uma pessoa por vez.
Mas também tem coisas legais aqui, como a nossa escola que é muito legal: eles colocaram jogos para nós no intervalo.
Aqui também tem o clube escola,  o CEU Curuça, tem pista de skate e muito mais.


* João Pedro e Kaique Silva

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Mostra da Cidadania

A I Mostra da Cidadania da EMEF José Honório Rodrigues teve início no dia 21/11/11 com a Exposição Fotográfica "Um Olhar Sobre São Miguel", apresentada pelo Jornalista e Fotógrafo Mauro Bonfim, na quinta-feira dia 24/11/11 tivemos a plantação de duas mudas de "Cereja do Mato", planta nativa da Mata Atlântica, que aconteceu em um pequeno "espaço verde" na área externa da escola, onde pretendemos desenvolver um projeto de conscientização e cuidado com o meio ambiente, o projeto foi realizado pelo professor Fábio, de geografia e seus alunos do 1º ano CII, na sexta-feira, no período da manhã tivemos a exibição de alguns vídeos produzidos em sala de aula por diversos professores, tivemos também a exibição dos vídeos Leitura para Cidadania, projeto desenvolvido na escola com a participação de todos os professores, equipe técnica e funcionários, a Exposição das Fotos da Expedição pelos Pontos Históricos de São Miguel, realizada pela funcionária Maria de Fátima, a "Amada", que participa do Projeto Jovem Comunica e dos vídeos sobre Consumo Consciente e a cobertura do Evento Seminário sobre Bullying com Elenice Silva, ambos com a participação dos alunos do Projeto Jovem Comunica e os Educomunicadores da Fundação Tide Setubal, tivemos também a belíssima apresentação do Teatro sobre Bullying, projeto trabalhado pela professora Maria do Carmo com os alunos do 4º ano do CII, que deram exemplo de organização, liderança e Protagonismo juvenil, o projeto foi desenvolvido em parceria com os professores Adão e André, do período da tarde e professoras Silvana e Marta, que auxiliaram na confecção do cenário, divulgação e ensaios. No sábado dia 26/11, último dia do evento, tivemos mais algumas exibições de vídeo, incluindo a apresentação do belo Projeto Didático desenvolvido pelas professoras do 1º ano CI, tivemos visitação às Salas Temáticas e diversas apresentações de palco, que abrilhantaram o evento. Estamos todos muito satisfeitos com o resultado do trabalho desenvolvido durante esse ano, temos mais uns vinte dias de trabalho pela frente, onde finalizaremos nossas atividades e entraremos em férias merecidas... A todos os pais/responsáveis, alunos, parceiros, professores, funcionários, equipe técnica, parabéns pelo trabalho, novamente muito obrigada e um excelente fim de ano a todos!


*A partir de hoje, todos os vídeos exibidos e fotos do evento estarão disponíveis aqui no Blog da escola, para que vocês possam acompanhar, comentar, compartilhar, curtir, baixar... Enfim interagir com tudo o que aconteceu na última semana na escola.

Até Breve...

Coordenação Pedagógica

terça-feira, 22 de novembro de 2011

IV Festival de Salihan de Dança do Ventre


Olá!

É com muito carinho que te convido para assistir o IV Festival Salihan de Dança do Ventre "Do Egito ao Mundo" que traz desde as danças tradicionais das cidades do Egito à danças árabes influenciadas por outros países.

O espetáculo acontece dia 03 de dezembro, as 19h30 no teatro da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista (endereço no convite em anexo). Terá duas horas de duração e a entrada é um quilo de alimento para doação a uma instituição de escolha da Universidade.



Espero te ver lá!!

Beijos

Andrelissa Ruiz (Educomunicadora do Jovem Comunica)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROVA SÃO PAULO 2011

A Prova São Paulo, é um dos instrumentos que compõe o Sistema de Avaliação de Aproveitamento Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de características de avaliação externa e de larga escala cujos objetivos são:



I - desenvolver um sistema de avaliação do desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que subsidie a Secretaria Municipal de Educação nas tomadas de decisão quanto à Política Educacional do Município;


II - verificar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e médio, nos diferentes componentes curriculares, de modo a fornecer ao sistema de ensino, às equipes técnico-pedagógicas das Coordenadorias de Educação e às Unidades Educacionais informações que subsidiem:


a) a política de formação continuada dos recursos humanos do magistério;

b) a reorientação da proposta pedagógica desses níveis de ensino, de modo a aprimorá-la;

c) a viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola;

d) a orientação para os trabalhos desenvolvidos nas Salas de Apoio Pedagógico - SAPs das unidades escolares com os alunos que necessitam de reforço na aprendizagem.

A Prova São Paulo é realizada anualmente para todas as séries do Ensino Fundamental a partir do 2º ano do Ciclo I, de forma censitária para os 2º e 4º ano do Ciclo I, 2º e 4º ano do Ciclo II do ensino de oito anos e de forma amostral para o 3º anos do Ciclo I e II. Para o 1º ano do Ciclo II, são acompanhados censitariamente os alunos que apresentaram proficiência inferior a 150 em Língua Portuguesa e de forma amostral os demais alunos. São avaliados de forma censitária também todos os alunos do PIC.

Datas da aplicação das Provas

22/11/11 - Língua Portuguesa
23/11/11 - Matemática
24/11/11 - Ciências

Local: Unidade Escolar
Horário: Normal de aula

* É muito importante a participação e empenho de TODOS os alunos nessa avaliação externa, não faltem!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DA CIDADANIA

A Mostra da Cidadania será o evento de encerramento das atividades do ano letivo, é o momento onde todos poderão apresentar a síntese das atividades, projetos, planos de aula realizados durante o ano, momento onde nossos alunos são os Protagonistas da festa. Venha prestigiar!
Coordenação Pedagógica

Abaixo segue a programação


Dia 21/11/11 (Segunda-feira)


PERÍODO DA MANHÃ

Das 9h às 12h

Exposição Digital de Fotos “Um Olhar Sobre São Miguel” Com Mauro Bonfim (Jornalista e Fotógrafo)



DIA 24/11/11 (Quinta-feira)

Das 12h às 13h30

Plantação de árvores (Área Externa) – Tema: “Mata Atlântica - Preservação do Meio Ambiente” com Profº Fábio, alunos e pais convidados


Dia 25/11/11 (Sexta-feira)

Exibição de Vídeos

1- 9h - Leitura para a Cidadania (Abertura)

2- 9h30 Vídeo do Seminário de Elenice Silva sobre Bullying / Síntese das atividades do Projeto no 2º Semestre – alunos do Projeto Jovem Comunica/ Func. Amada e Educomunicadores/ Coordenador do Projeto (confirmar)

3- 10h - Power Point sobre o Projeto e apresentação do Teatro sobre Bullying – Profª Maria do Carmo, Profº Adão e alunos do 4º ano Ciclo II

4- 10h40 - Exposição das Fotos da Expedição Fotográfica em São Miguel – Funcionária “Amada”

5- 10h55 - Vídeo Pluralidade Cultural (perfil autobiográfico dos alunos) – Profº Éliton

6- 11h10 - Vídeo Síntese dos Trabalhos realizados na Sala de Leitura – Profª Roberta

7- 11h15 - Exposição de Instrumentos musicais e Fotos digitais – Profª Soma

8- 11h25 - Vídeo Retrospectiva do Projeto Fraternidade, Solidariedade e Valores Humanos – Profª Rosemeire, Profª Eliana e Profº Cristiano




DIA 26/11/11(SÁBADO)

SALAS TEMÁTICAS

Sala 07 Projeto Ler e Escrever Para a Cidadania 1º Anos CI – Responsáveis Profª Carla, Luciana e Renata

SALA 05 Pluralidade Cultural 1º e 3º Anos CII Responsável Profª IVONE

SALA 03 Pluralidade Cultural 4º ANOS CII Responsáveis Profª Neffertite e Ana Paula Almeida

SALA 04 Meio Ambiente e Sexualidade Turmas do CII – Responsáveis Profº Leandro e Ana Paula Ferreira

SALA SAAI LIVRO VIVO Alunos da SAAI Profª Responsável Salete
SALA 06 Trabalhos Realizados durante o ano com alunos do CI e CII – Profº Responsável Alan


DIA 26/11/11(SÁBADO)

9h – Abertura do Evento - Divulgação da Programação e Agradecimentos - (Equipe Técnica)

Das 9h15 às 10h15 – Visitação às Salas Temáticas

10h15 - Exibição dos Vídeos Leitura para a Cidadania e Seminário sobre Bullying (Equipe Técnica/ Jovem Comunica)

10h55 - Exibição do Vídeo Projeto Ler e Escrever para a Cidadania 1º anos Ciclo I



APRESENTAÇÕES DE PALCO

11h20 – Apresentação Musical com os alunos dos 1º anos C I e professoras Carla, Luciana e Renata

11h40 – Dramatização sobre Meio Ambiente com alunos do 2ºA CI e profª Senilda

11h55 – Apresentação Musical sobre Direitos Humanos com alunos do 3ºA e Profª Maria Aparecida

12h – Jogral com os alunos dos 4º anos C I e Profª Glaucia e Cleide

12h20 – Dança Pluralidade Cultural com os alunos do 3º B CII e Profª Ivone

12h25 – Desfile e música com alunos dos 4º anos A e C CII

12h35 – Apresentações Musicais com alunos dos 4º anos CI e Profª Roberta

12h40 – Encenação Teatral com os alunos dos 1º e 3º anos CII e Profª Ana Paula Ferreira

12h50 – Coral com alunos dos 2º anos CII e Profº Eliana, Rosemeire e Cristiano

12h55 – Apresentação de Capoeira com os alunos dos 1º anos CII e Profº Carlos

13h10 – Apresentação de dança e música com alunos do Projeto Bandas e Fanfarras e Profª Soma








































sábado, 12 de novembro de 2011

Seminário de Alfabetização em Processo da DRE São Miguel

O Ciclo de Seminários “Práticas Pedagógicas que fazem a diferença” da Diretoria Regional de São Miguel Paulista, que acontecerá até dia 25 de novembro de 2011, apresentou no dia 08/11 o Seminário de “Alfabetização em Processo”, onde algumas escolas puderam mostrar a síntese de suas práticas em Produção de texto, Leitura e Aquisição do sistema de representação da escrita. Nossa escola apresentou o relato e o vídeo do Projeto Leitura para a Cidadania – Todo Mundo pode Contar uma História (Sessões Simultâneas de Leitura), onde foi ressaltado a importância do trabalho bem planejado, articulado e registrado, onde há interação e participação da Comunidade Escolar. Após as exposições das escolas participantes, houve mediação com composição da mesa pelas Professoras Ana Flávia Alonço Castanho, Pedagoga pela Faculdade de Educação da USP e Mestra em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e Suzana Mesquita, formadora de professores na SME, que comentaram as práticas apresentadas, destacando os pontos fortes de cada projeto e dando sugestões para que possamos melhorar ainda mais nossas Práticas de Leitura e Escrita na escola. De acordo com as palestrantes, o projeto apresentado por nossa escola as impressionou por ser um trabalho que envolveu uma comunidade de leitores na escola, por termos compartilhado várias obras literárias, por termos conseguido a participação dos diversos segmentos da escola e em níveis diferentes de ensino (ciclo I e Ciclo II) e pelo prazer na leitura despertado em todos os envolvidos. Disseram ainda, que a escola tem um grande mérito em trabalhar com o objetivo ”social comunicativo “ e demonstrar avanço da prática de aprender juntos.
Essas últimas semanas com certeza foram bem “trabalhadas” e cansativas, mas sem dúvidas, encerramos nosso Projeto Leitura para a Cidadania – Todo mundo pode contar uma história, com a sensação de dever mais do que cumprido, pelo menos para esta etapa, e muito felizes por termos tido nosso trabalho tão elogiado e reconhecido. Esse é só início... Para o ano que vem teremos muitas surpresas boas. Novamente, parabéns e obrigada a todos os que colaboraram para que este projeto desse certo.

Marli Viana e Maria Cristina Antoniak – Coordenadoras Pedagógicas









terça-feira, 8 de novembro de 2011

Formação cidadã

Festival do Livro e da Literatura incentiva leitura em São Miguel Paulista

31 out 2011

De 25 a 27 de outubro, o bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, ficou mais poético. Livros brotaram nas árvores e o universo da literatura tomou os espaços públicos da região. Nas ruas, os transeuntes foram surpreendidos com artistas que declamavam poemas. Nas praças, escritores debateram com o público a importância da leitura e da literatura, fazendo acontecer o direito à cultura na cidade. No CDC Tide Setubal, nas bibliotecas e em pontos de leitura, contadores de histórias aguçaram a imaginação das crianças. Tudo isso, e muito mais, fez parte da programação da 6ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, realizada pela Fundação Tide Setubal, que contou com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Banco Itaú.

 

O debate sobre direitos fez parte do evento. Em rodas de conversa, Alexandre Barbosa, antropólogo, Helena Abramo, socióloga, Gil Marçal, coordenador do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo (VAI) e Rafaela Guabiraba, militante da Pastoral da Juventude, trataram de direitos culturais e juventude na noite de terça-feira (26/10). No dia seguinte, o foco foi direito à cidade, à cultura e à mobilidade, com os jornalistas Jairo Marques e Flávia Cintra, a advogada Thays Martinez e o consultor de inclusão Sérgio Faria Ramos.


A programação do evento contemplou um Fórum de Debates a respeito de Adolescência e Juventude, com a temática das drogas. Participaram: Letícia Maria Fossaluza Dutra, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas II, de Ermelino Matarazzo; Márcia Crystal, especialista em psicologia educacional; Veridiana Maurelli, biomédica, toxicologista e coordenadora geral do Departamento de Pesquisa e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas da Casa de Isabel; Eli Mendes de Moraes, psicólogo, especialista em Psicopatologias e Dependências Químicas, da Casa de Isabel. A mediação foi de Viviane Hercowtiz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal.



Acesso ao livro


Outra ação do Festival foi a do Vale-Ler. Para estimular o acesso ao livro, a Fundação Tide Setubal ofereceu 200 tíquetes, cada um deles no valor de R$ 40, para serem trocados por livros na tenda de venda, montada na Praça Morumbizinho. A maior parte dos vales foi entregue a alunos de escolas da região.
A Feira de Trocas aconteceu em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura. Na praça Arquiteto Saia, só no primeiro dia do Festival, Josinéia Palhares trocou três livros. “É muito boa essa ideia. A estante está cheia, mas as crianças querem novas histórias”, explicou. Quem passou pelas praças também pode colher gratuitamente os livros que brotaram das árvores. Esses exemplares foram arrecadados por meio de uma campanha de doações. No total, foram distribuídos 3 mil livros.

Ao longo do evento, circularam três bibliotecas sobre rodas: dois ônibus da Secretaria Municipal de Cultura e o caminhão do BiblioSesc. Em frente ao Mercado Municipal, os polvos poéticos declamavam poesias ao pé do ouvido dos transeuntes e os convidavam para conhecer os livros guardados nas estantes do caminhão. “Que maravilha! Nunca vi isso em São Miguel. O bairro fica mais colorido e alegre assim”, disse Ana Pereira Figueiredo, de 83 anos, que prestigiou os artistas enquanto aguardava o ônibus na parada em frente ao Mercadão.

Vídeo-entrevista com Ferreira Gullar, homenageado do Festival
http://www.youtube.com/watch?v=zuGkAdto5pE




Fonte: http://www.ftas.org.br/noticias/2700 - Fundação Tide Setubal


























segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Córrego canalizado parcialmente preocupa moradores em SP


Trecho de esgoto permanece a céu aberto na Zona Leste.

Prefeitura da capital promete fazer limpeza do Córrego Una.


Moradores da região de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, reclamam da falta de canalização em parte do Córrego Una. Eles se dizem preocupados com a proximidade da temporada de chuvas, aumentando o risco de enchentes e acidentes. O problema foi mostrado pelos parceiros do SP Diogo e Daniela (saídos dos Projetos da Fundação Tide Setubal) nesta segunda-feira (7).
Na Rua Ubirajara Pereira Madeira, o problema acompanha os moradores há muito tempo. O córrego foi canalizado parcialmente, até o trecho que fica sob uma quadra esportiva. Na continuação do curso d’água, o esgoto permanece a céu aberto.
“Tem que haver uma solução definitiva. A prova maior é que no outro lado, onde fica a quadra, nós tínhamos uma situação semelhante a essa aqui. Era sujo, ruim. Arrumaram. Por que não arrumam desse lado?“, questiona o agente de viagens Genuíno Mendes.
Nas casas próximas à parte não canalizada do córrego, já aparecem rachaduras. Como a rua fica mais estreita, vários carros já caíram dentro do Una. Os moradores ainda sofrem com o mau cheiro causado pelo acúmulo de lixo e de entulho jogados nas ruas.


Manutenção

A Subprefeitura de São Miguel Paulista informou por email que limpará o córrego nesta segunda-feira. A manutenção, segundo a subprefeitura, é feita sempre que necessário.
Em relação às rachaduras, a subprefeitura afirmou que a Defesa Civil fará uma vistoria no local. O órgão, entretanto, não informou , por que apenas uma parte do Córrego Una foi canalizada e se irá canalizar a outra parte.

 Vídeo do site G1

http://g1.globo.com/sao-paulo/parceiro-sp/noticia/2011/11/corrego-canalizado-parcialmente-preocupa-moradores-em-sp.html








sábado, 5 de novembro de 2011

Atividade na Praça da escola Arquiteto Luis Saia

A EMEF José Honório Rodrigues no dia 26/10/11 participou de atividades na Praça da escola Arquiteto Luis Saia, em São Miguel Paulista. Os alunos do ciclo I participaram bastante de várias brincadeiras, como: A dança das cadeiras, lencinho branco, pinturas no rosto e ganharam bexigas, os alunos se divertiram muito, pois a criatividade dos “oficineiros” era grande.

Tinha um cantinho com três pessoas contando pequenas histórias, os contadores eram: Marcos, Carol e Rosana, eles divertiram bastante a criançada. Também tinha um lado só para idosos e outro só para jovens.

Mais tarde duas moças contaram histórias, uma das histórias foi “A pombinha branca”, e outra um pouco diferente, chamada “Festa de Aniversário”, em seguida as contadoras chamaram as crianças para contar uma história, uma das alunas da nossa escola aceitou, após a história o ônibus chegou, e já no ônibus todos receberam lembrancinhas dadas pelos oficineiros do SENAC.

Texto de Larissa 2º A Ciclo II

Depoimentos sobre as atividades Culturais

Depoimento dos alunos, professores e coordenação pedagógica sobre as atividades Lúdicas e Culturais do Mês de Outubro



“A interação dos alunos após a apresentação e as atividades realizadas na escola, foram os pontos fortes”.

Professora Salete

Apresentação Circense no CEU Curuçá


“ A encenação da peça teatral A Sopa de Pedra foi excelente, não só as crianças, mas todos os adultos presentes (pais, professores, coordenação), se divertiram e cantaram as cantigas de roda junto com os personagens, a interação dos alunos com os atores foi muito boa, a criançada deixou a imaginação tomar contar daquele momento e apreciaram sem a menor cerimônia  A sopa de pedra. Parabéns!”

Coordenadora Pedagógica Marli Viana

Encenação teatral A Sopa de Pedra com a Companhia Luz e Ribalta no CEU Curuçá



“Gostei da interpretação da música “Semente do Amanhã” pelo Coral da Gente, a qual a professora Eliana de português, também está ensaiando com algumas turmas da escola para apresentação na Mostra da Cidadania”.

Aluna Thauani de Miranda Micelli 2ºA Ciclo II

Coral da Gente – Instituto Bacarelli – Apresentado no CEU Curuçá



“Os pontos fortes foram as crianças como protagonistas e um espetáculo diferente do que estão acostumados”.

Professora Rosemeire

Coral da Gente – Instituto Bacarelli – Apresentado no CEU Curuçá



“Gostei muito porque teve vários tipos de danças diferentes, nunca tinha assistido a um espetáculo de dança antes, gostaria de participar novamente”.

Aluna Caren Cristina Bispo 1ºB Ciclo II

Espetáculo Ballet da Cidade de São Paulo no CEU Curuçá



“O ponto forte foi perceber que os alunos ao ler o folheto do Espetáculo, conseguiram compreender que o que assistiram foi um resumo do que haviam lido, ou seja, compreenderam o que é uma sinopse.”

Professores Irene, Salete e Leandro

Espetáculo Ballet da Cidade de São Paulo no CEU Curuçá



“Gostei muito das histórias e trava-língua, depois aprendemos a fazer um pião com jornal. A história que mais gostei foi a do tatuzinho”.

Aluna Gabriela Vitória Dantas 2ºA ciclo I

Contação de histórias com Giba Pedroza e oficina Criarte com Bia Prates no CDC Tide Setubal



“A destreza, alegria e o jeito contagiante do contador de histórias foi o ponto forte da apresentação”.


 
Contação de histórias com Giba Pedroza e oficina Criarte com Bia Prates no CDC Tide Setubal

Professoras Senilda e Cidinha


“Gostei muito da troca de livros e da história do monstro”.

Aluna Nicole Farias Melo 3ºA ciclo I

Contação de histórias e troca livros CDC Tide Setubal



“Achei a apresentação muito interessante, o músico declamou poesia de cordel, montou figuras com barbante e tocou viola. O espaço também estava bem interessante, os alunos puderam pegar livros que estavam pendurados em árvores”.

Aluna Amanda Domingos 3ºA Ciclo II

Cordel, Repente e Viola com Cesar Obeid no Galpão de Cultura e Cidadania (Lapenna)



“A criatividade do autor, as demonstrações, contação de histórias e o contato com os instrumentos musicais, foram os pontos fortes da apresentação.”

Professora Marileide

Cordel, Repente e Viola com Cesar Obeid no Galpão de Cultura e Cidadania (Lapenna)





“Gostei muito da troca de livros e da aquisição de livros novos com o vale-livro recebido da Fundação Tide Setubal”

Aluna Pamela Fragoso Martins 2ºA Ciclo II

Tenda da Praça Morumbizinho



“Achei legal as histórias e gostei muito dos balões (bexigas) e da pintura no rosto”.

Aluno Mateus de Almeida 1ºC Ciclo I

Tenda na Praça da escola Arquiteto Luisa Saia



“Gostei muito das histórias, principalmente da história do “Reino, entrou, calou!”

Aluna Cintia Sabrina da Silva 4ºB Ciclo I

Contação de histórias com Vivian Catenacci no CDC Tide Setubal



“A atividade diferenciada que o CDC Tide Setubal ofereceu proporcionou aos alunos a participação em uma oficina de contação de histórias, cuja contadora era profissional, tinha uma bela entonação vocal, utilizando a linguagem corporal, as histórias eram excelentes e prenderam a atenção dos alunos.”



Professora Gláucia

Contação de histórias com Vivian Catenacci no CDC Tide Setubal









quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cronograma de Encerramento 2º semestre 2011

DRE SÃO MIGUEL

EMEF JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES

2011


CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO (sujeito a alteração)


• De 04/11 à 24/11 – Seminário da DRE São Miguel

• Dia 10/11 – Prova Brasil

• 26/11 – Mostra da Cidadania

• De 22/11 à 24/11 – Prova São Paulo

• 28/11 à 02/12 – Digitação de notas, faltas e Conceito Final

• 05/12 e 06/12 – Organização e Revisão das planilhas de digitação (Divulgação do recolhimento dos livros didáticos e empréstimos)

• 08/12 – Conselho Ciclo I manhã e 4º anos C II – Impressão dos boletins que ficarem prontos

• 09/12 – Conselho Ciclo I tarde e Ciclo II (manhã e tarde) – Impressão dos boletins que ficarem prontos

• 12/12 – Conselho Ciclo II (Finalização) – Impressão dos boletins que ficarem prontos – Organização dos Cadernos de Acompanhamento de sala – Devolução de materiais emprestados

• 13/12 – Reunião Pedagógica (Avaliação Final dos Projetos e Atividades)

• 14/12 – Organização da pauta de Reunião de Pais – Recolhimento dos livros didáticos e empréstimos da sala de leitura

• 15/12 – Reunião de Pais Ciclo I e Ciclo II – Início da entrega dos diários

• 16/12 – Formatura – Entrega dos diários – Documentação (livros JEIF/JBD) – Devolução dos materiais livros emprestados

- Referenciais

- Cantinhos de leitura (livros, gibis, fantoches, tapetinho, CD´s, etc.)

• 19/12 – Último dia para a entrega dos diários- Avaliação da gestão

• 20/12 – Organização dos armários

• 21/12 – Avaliação da U.E