quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Passeio ao Entorno da Escola

Projeto Didático Ler e Escrever para a Cidadania


Os alunos do 1º Ano do Ciclo I, período da tarde, realizaram no dia 30
de agosto, um passeio ao entorno da escola com objetivo de observar aspectos físicos e ambientais do local. A atividade fez parte do Projeto Didático “Ler e Escrever para a Cidadania” que vem sendo desenvolvido com os alunos ao longo do ano.

Como proposta para esta atividade, os alunos deveriam observar três aspectos importantes: a organização do espaço, as mudanças ocorridas na natureza mediante a intervenção do ser humano e a preservação do meio ambiente. O passeio iniciou no portão principal da escola, localizado na Rua do Pombo Correio, passaram pela lateral da escola, onde fica o portão de entrada dos alunos, na Rua Mata Atlântica, depois, retornaram pela Avenida Mirai, que faz a margem do rio localizado ao lado da escola. Durante todo o trajeto os alunos puderam observar, questionar e também responder às indagações das professoras. Após o passeio, foram propostas atividades como roda de conversa, a fim de se ressaltar e analisar os aspectos observados, desenho retratando o que viu e a produção de texto coletivo relatando o passeio.

(Além das professoras regentes, Carla, Luciana e Renata, também participaram da atividade as Coordenadoras Pedagógica Marli Viana e Maria Cristina, a assistente de direção Vanda, os professores Gisele e André, as estagiárias Joyce e Sandy, a inspetora Edna e a agente D. Angelina)


 



"No entorno da escola vimos: árvores, casas, ruas, carros e praças. Também vimos um rio sujo, onde é jogado muito lixo que causa mau cheiro e doenças.Gostamos muito do passeio, porém, nosso desejo é que o rio fosse limpo para cuidarmos da natureza".
 Alunos do 1º A - Prof. Carla



"No passeio em volta da escola nós vimos muitas coisas: praça, calçadas quebradas, carros, árvores novas e velhas, casas, postes de energia, plantas, lixo, clube e pessoas. Quando estávamos ao lado da escola, nós paramos para ver o rio que estava poluído e depois tiramos algumas fotos. Ao final do passeio vimos uma placa amarela e outra no poste com o nome da rua e, em seguida, entramos na escola, o passeio que foi legal e terminou".

Alunos do 1ºB - Prof. Luciana





"Hoje, dia 30 de Agosto de 2011, nós alunos do 1º C, fomos para um passeio ao entorno da escola, passamos pelas ruas do Pombo Correio, Mata Atlântica e Avenida Mirai. Nós vimos o rio, o mato, a escola, as árvores, o parque, o campo, a lixeira e as casas. O rio está "podre" porque as pessoas ficam jogando lixo. Para não poluir mais o rio, não devemos sujá-lo".

Alunos do 1ºC - Prof. Renata













Profs. André, Luciana, Coordenadora Maria Cristina, estagiária Joyce e alunos do 1º ano

Professora Carla e seus alunos do 1º A
Professora Luciana e seus alunos do 1ºB

Prof. Renata e seus alunos do 1ºC, prof. Gisele, estagiárias Sandy e Joyce

Professoras Luciana, Gisele, estagiárias Joyce e Sandy e inspetora Edna, com os alunos do 1º ano

Fórum de Prevenção e Combate ao Bullying

No último dia 12 de agosto de 2011, no Anfiteatro da Sub-Prefeitura de São Miguel Paulista, aconteceu o Fórum de Prevenção e Combate à Violência, BULLYING: Violência ou Brincadeira? Com a palestrante Elenice da Silva, que é Pedagoga, Pós-Graduada em Psicopedagogia e Coordena o Programa Educadores da Zona Sul - SP, no Instituto de Educação e Ação Social Novidade de Vida, Psicopedagoga Clínica na Organização Reviver – ORCA e Membro da Comissão Executiva do FOI – Fórum Oeste de Educação Inclusiva, AUTORA do LIVRO “Corredores de Justiça: combatendo o Bullying nas Escolas,educando uma Sociedade para a Paz.

Nossos alunos do Projeto Jovem Comunica, foram convidados pelos Educomunicadores da Fundação Tide Setubal, para fazerem a cobertura do evento. Foi um seminário muito esclarecedor e que irá nos ajudar a atuar nos casos de violência física e moral que surgirem na escola, nosso alunos "fizeram bonito", e após passarem pela oficina de treinamento para aprenderem a operar as câmeras filmadoras e fotográfica e elaborar questões para as entrevistas, atuaram como "verdadeiros jornalistas" mirins. Parabéns e obrigada a todos!

Coordenação Pedagógica






                                         




Alunos na Oficina realizada na escola



Palestrante Elenice Silva





Educomunicadoras Carina, Daniela e nossa "Amada"



Alunos entrevistando a palestrante Elenice Silva


Nós e Nossos lindinhos