quinta-feira, 23 de junho de 2011

2ºano A na Sala de Leitura: vamos ouvir música?!

2º ano A na sala de leitura: neste dia fizemos uma atividade de audição de músicas, utilizei o CD "A arca de Noé" (material pedagógico da escola que contém alguns poemas infantis de Vinícius de Moraes que foram musicados), e também fiz uma coletânea de músicas infantis para levar para os alunos. Gosto muito de trabalhar com poemas e cantigas, pois proporcionam uma atividade que articula o lúdico, com noções de ritmo, rima, tempo, apreciação estética... e as crianças gostam muito de música!
Não foi muito fácil fazer este vídeo, pois eu estava sozinha para filmá-los, dar a aula, controlar a turma... enfim, mas acho que valeu, ficou espontâneo e muito engraçado, é um registro valioso das nossas aulas.
Eita turma cheia de energia!
Obs: Desculpe, tem horas que aparece a minha voz um pouco "estridente", é porque estou perto da câmera, filmando, e ao mesmo tempo cantando alto para que as crianças lembrem da letra da música, rsss... mas dá para ouvir!
(Profª Roberta)

Leitura de "João e os animais" 3ª sérieA

A turma da 3ª série A na Sala de Leitura, fazendo a leitura compartilhada de "João e os animais", livro do Programa "Minha Biblioteca". Todos os alunos da 3ª série ganharam este título, o que facilitou a nossa atividade de leitura compartilhada. Eu gostei muito de fazer esta leitura com as crianças, pois a história é muito bonitinha, vai articulando uma sequência de histórinhas, como por exemplo o caso da tartaruga Beatriz que caiu da viola e quebrou seu casco, o que nos remete à fábula "Festa no Céu". Outra coisa legal é que durante as histórias os personagens vão cantando canções clássicas do repertório infantil, o que deixa a leitura (e a nossa aula) mais divertida!

Sala de Leitura - 2ºano B

Neste vídeo eu (Profª Roberta) estou com os alunos do 2ºano B na sala de leitura, fazendo a "Leitura Compartilhada" do livro "Pacífico, o gato". Este livro tem ilustrações lindas, mistura a técnica da pintura a guache com montagens de imagens fotográficas. O melhor é que nós temos na escola uns 18 exemplares deste livro, que chegaram agora no mês de maio, junto com vários outros títulos que são muito bons também; isso é bom pois dá para garantir que todos os alunos poderão acompanhar a leitura olhando para o livro.
Além da leitura, nós também conversamos sobre a história, as ilustrações, cantamos... Obrigada crianças, foi uma aula muito gostosa!