segunda-feira, 30 de agosto de 2010

São miguel 388 Anos


Trabalhando Por Uma Nova História!

Programação 2010

_Dia 05,Domingo,9h
Domingo Radical de São Miguel
complexo viário Itaquera – itaqueruna cidade nova São Miguel.

_ Dia 05, domingo,19h
Missa de abertura
catedral de são miguel arcanjo
pça.padre aleixo monteiro mafra, 11-centro

_Dia 07, terça-feira,8h
festa “7 setembro”
56 Anos do “7 de setembro futebol clube”
av.jacatirão da serra, 777. Vila progresso

_Dia 10,sexta-feira,20h
Homenagem aos pioneiros
catedral de são miguel arcanjo
pça.padre aleixo monteiro mafra,11- centro

_Dia 11,sábado, 11h
workshope expedição fotografica
centro pesquisa e documentação são miguel
rua: Mário Dallari,170-Jd.São Vicente

_Dia 11, sábado,10h
Dia da familia – Vila Jácuí
Liquijacuí
Av.Laudelino Ferreira do Amaral,635-Vila Jacuí

_Dia 12,domingo,9h
Festa Brasileira
Festa Brasileira-Mercado Municipal dr.Américo Sugari.
Av.Marechal Tito,567-centro

_Dia 12,domingo,11h
Exposição Fotográfica
Um olhar sobre São Miguel
Mercado Municipal dr.Américo Sugari.
Av.Marechal Tito,567-centro

_Dia 14,terça-feira,10h30
Lançamento do Livro “Cidadania Viva : práticas sócioeducativas em São Miguel Pta
Clube da comunidade Tide Setubal
Rua Mário Dallari,170-Jr.São Vicente.

_Dia 18,sábado,10h
86º Aniversário do Jardim das Camélias.
Rua Mirasol doeste,272-Jd.Camélias.

_Dia 19,domingo,8h30
16ºPasseio ciclistico
Consentração Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)
Rua dr.Unissel Círilo,225-Vila Jacuí

_Dia 19,domingo,10h
Festa Japonesa
acdnsmp-Kaikan,pça.São joão cortez 8-Vila Dr.Eiras

_Dia 24,sábado,20h
Culto evangélico
1ª Igreja Batista de São Miguel
Rua Arlindo Colaço,22

_Dia 25,sábado,20h
Festa Portuguesa
Casa do Brunozinho
Rua Georgina Diniz Braghiróli,30-Vila Curuçá.

_Dia 26,domingo,8h
desfile cívico – militar
complexo viário Itaquera – itaqueruna, cidade nova são Miguel

_Dia 26 domingo,9h
pintando na praça
pça.padre Aleixo monteiro Mafra,11-centro

_Dia 26 domingo 19
missa de encerramento
catedral de são Miguel arcanjo
pça.padre Aleixo monteiro mafra11-centro

_Dia 29 quarta-feira 19h30
missa em honra ao padroeiro
catedral de são Miguel arcanjo
pça.padre Aleixo monteiro mafra11-centro





fotos folclore do cicloI





































Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-d’água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Trabalho da professora Ivone de História, desenvolvido com as quintas séries

Esta é uma mostra do trabalho que a professora Ivone de história está desenvolvendo com os alunos das quintas séries; a proposta é que eles desenvolvam histórias em quadrinhos e slides para contar sobre a Pré história.

Clube Escola

Você gosta de piscina? Bola no gol? Você tem entre 10 e 16 anos?

Então venha participar das oficinas de

Pólo Aquático.

As aulas são gratuitas!

Procure o Clube Escola mais próximo:

Clube Escola Cambuci

(Av. Lins de Vasconcelos, 804 / Tel.: 3209-0995)

Clube Escola Vila Curuçá

(R. Grapirá,537 / Tel.: 6584-3865)

Clube Escola Vila Manchester

(Pç. Haroldo Daltro, s/nº / Tel.: 2295-2391)

Horários:

Manhã: 09h ás 11h

13 á 16 anos

Profª Tiely

Tarde: 13h30 ás 16h30

10 á 16 anos

Profº Darlan

As aulas são realizadas na terça-feira e na quinta-feira.

Inscrições nas secretarias dos Clubes

Mais informações : www.oficinanapiscina.com.br


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chá da tarde




Segunda-feira(23/08) aconteceu o projeto com a professora Salete e professor Rodrigo com uma aula ensinando a fazer um bolo de fuba (delicioso por sinal).
Conversamos com o Profº Rodrigo (de História) sobre o projeto “Mão na Massa” e ele falou que o objetivo do projeto é uma proposta de interação com a comunidade escolar, buscando aproximação dos pais com a realidade da escola, e ao mesmo tempo propondo, através do projeto ”Mão na massa” uma forma dinâmica e prazerosa de ensinar receitas gostosas saudáveis e de baixo custo aos participantes.
Ele disse também que o que motivou a fazer o projeto foi a vontade de tornar a escola um espaço aberto a participação de todos, mostrando que a educação é uma responsabilidade coletiva, e que é dever do educador aproximar a realidade da escola ao dia-a-dia das famílias. Ele disse que a participação dos pais na escola é fundamental, até mesmo porque é um dos objetivos principais do projeto.Os pais devem ser incentivados á acompanhar de perto a vida escolar de seus filhos, pois isso é uma verdadeira denominação de afeto e carinho.
Ele avaliou a atividade do dia 23/08 como muito positiva, pois eles proporcionaram momentos de aprendizagem e descontração através do preparo das receitas do projeto “Mão na Massa”. Conversamos também com a profª. Salete de S.A.A.I (solo de apoio ao aluno de inclusão) e ela disse que o objetivo era trazer a família para dentro da escola,explorar o que é feito no folclore(comidas e alimentações saudáveis)(como por exemplo o suco)para ensinar a mães uma forma das crianças tomarem chá que é misturado com frutas.
Ela também disse que o que motivou ela a fazer o projeto foi uma intenção do trabalho como professora sempre trabalhando com projetos(a cada mês ou tema desenvolvendo um projeto). Ela disse que a participação dos pais é necessária para perceber o trabalho feito com os estudantes e assim valorizar e poder auxiliar os alunos em casa. Disse também que avaliou a atividade do dia 23/08 e falou que foi positiva,e que os alunos trouxeram a experiência que foi passada aqui e depois feito na sua casa junto com a família.
E em breve teremos mais projetos assim. Nós do blog agradecemos a participação e a colaboração de todos.
Até mais...

receitas da professora Salete e do professor Rodrigo


Bolo de fubá

Ingredientes:
-3 ovos
-2 xícaras(chá)de açúcar
-2 xícara (chá)de fuba de milho
-1 xícara (chá) de farinha de trigo
-1/2 xícara (chá) de leite
-1/2 xícara (chá) de leite de coco
-1 xícara (chá) de óleo
-1 colher (sobremesa)de fermento em pó
-1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce
MODO DE PREPARO:

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o fuba, a farinha de trigo, o leite e o óleo.Bata até obter uma mistura homôgenea.Junte o fermento e as sementes de erva-doce e misture com uma colher, sem bater.Unte e enfarinhe uma fôrma com furo no meio e despeje a massa.Leve ao forno pré aquecimento em temperatura média (180°C) até dourar, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia seco.Desenforme ainda morno e, se preferir,salpique com açúcar de confeiteiro e canela, ou apenas açúcar.

receitas da professora Salete

Suco de cidreira

Prepare o chá gelado,bata no liquidificador com 1 limão (sem casca e miolo branco) e acrescente 1 dos seguintes ingredientes:
-1 kiwi ou galhos de hortelã(innatura) sirva a seguir gelado.

Bom apetite!

receitas da professora Salete



Chá de erva cidreira
INGREDIENTES:
-1 litro de água
-2 ramos de cidreira ou 30g de seco
-açúcar ou adoçante

Modo de preparo
Ferve a água, acrescente a cidreira,deixar em infusão,adoce a gosto.
Sirva quente ou gelado.





terça-feira, 24 de agosto de 2010

Poesia Minha Cidade, de Larissa Otoni

Na minha cidade

Tem a lei do cão

Pipas no alto motoqueiros no chão

Na minha cidade

Tem muito ladrão

Bala pra todo o lado

Policiais no chão

Mais a minha escola

É muito legal

A professora Roberta

Me ajuda levantar o alto astral.


Larissa Cristina Otoni da Silva 5º

Poema " O lugar em que eu vivo", por Gabriela 5º A

O lugar em que eu vivo!

Moro na Rua Iririgo

Pode acreditar lá não corremos perigo.

Quando o vento começa a soprar

Não gosto nem do pensar

Vou ter que fechar a janela

Se não eu vou congelar.

Minha mãe quer se mudar para vila prudente

Porque lá diz que o sol é mais quente.

O tempo passa impercebidamente

Mas para mim Rua Iririgo é eternamente.

Olímpiadas de Língua Portuguesa - 5º série - gênero poesia/ tema: o lugar onde eu vivo


O lugar onde eu vivo

Um bairro

Nesse bairro uma rua

Nessa rua

Nunca o silêncio aparece

Iria ser bom se desse

Essa rua

Não há crianças brincando

Nem mesmo neném chorando

Só há mesmo carros

Passando, businando

E as crianças gritando com medo


Essa rua

É rua pública

Passa quem quer


Essa rua

Não tem igual

Não é daquelas ruas

Que há crianças brincando

Mas essa rua

É minha rua

E é muito especial.

Beatriz Vitória Toth Martins 5ºB


O lugar em que eu vivo

Eu moro em uma rua

Que é muito barulhenta

Com muitas crianças agitadas

A noite aparece a lua

E a rua volta a ficar acalmada


Eu moro em uma rua

Que tem muita diversão

Não passa muito carro

Mas as mães vivem gritando “atenção”


Meu bairro é muito animado

Tem sempre crianças

Correndo pra todo lado


Minha rua é uma que

Não é igual a nenhuma

Larissa Silva do Santos 5 ano B

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Viagem ao Caribe


Essa foi uma questão que caiu na prova da 8º série e os alunos acharam muito legal...

Um casal decide passar férias numa praia do caribe, no mesmo hotel onde passaram a lua de mel há 20 anos atrás .
Por problemas de trabalho, a mulher não pode viajar com seu marido, deixando para ir uns dias depois.
Quando o homem chegou e foi para seu quarto do hotel, viu que havia um computador com acesso a internet. Então decidiu enviar um e-mail a sua mulher, mais errou uma letra sem se dar conta e enviou a outro endereço...
O e-mail foi recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do seu marido e que ao conferir seus e-mails desmaiou instantaneamente.
O filho, ao entrar na sala encontrou sua mãe desmaiada, perto do computador , onde na tela poderia se ler .
- Querida esposa: cheguei bem.Provavelmente se surpreenda em receber notícias minhas por E-mail , mas agora tem computador aqui e pode enviar mensagens ás pessoas queridas.Acabo de chegar e já me certifiquei de que já está tudo preparado para você chegar , na sexta que vem . Tenho muita vontade de ter ver e espero que sua viagem seja tão tranqüila com a minha.

Obs.Não traga muita roupa, porque aqui faz um calor infernal.

Enviado por Gadoninho, em 19 de fevereiro, 2010 -18:19.

Fonte : O melhor site de humor do Brasil. Disponível em :

http://www.piadas.com.br/piadas/humor/viagem-ao-caribe. Acesso em : 30 abr.2010

O fato que iniciou o conflito na narrativa foi

pense em qual alternativa é a correta:

(A) O marido ter digitado uma letra errada no endereço eletrônico.

(B) O adiamento da viagem da mulher do personagem principal

(C) A chegada do homem e sua ida para o quarto do hotel

(D) A viúva ter lido um e-mail na tela do computador.

Dicas para melhorar nos estudos.



Cumprindo nossas responsabilidades, aumentamos a auto-estima e ganhamos o respeito de nossos pais, professores e amigos, devemos ter cuidado para não desperdiçamos nossa juventude, porque as oportunidades dessa época não surgem duas vezes na vida. Ter sentimento de gratidão e retribuição a tudo na vida.

1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas. Monte um plano de estudo, prevendo que vai estudar ao longo da semana.
2. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
3. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
4. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto do seu interesse.Ande com boas companhias e com sabedoria aproveite cada momento precioso.
5. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda porque errou, assumir as responsabilidades de cumprir as tarefas diárias para progredir.
6. Prepare na véspera a mochila da escola.
Evite faltar sem necessidade, pois você poderá perder conteúdos importantes para sua aprendizagem.
7. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas que tem mais habilidade.

Tenha um objetivo na vida, os jovens devem se esforçar ao máximo e tentar ser os melhores em qualquer coisa que façam, o esforço e determinação são necessários em nossa juventude. A limitação é um dos maiores obstáculos para o sucesso na vida.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Entrevista com Edileuza sobre a Bienal do livro

O que você achou da bienal?
Bom eu gostei muito, todo ano eu vou e sempre gostei porque tem diferentes livros e alguns autores também.

Você acha que todos os alunos de todas as salas deveriam ir para a bienal?
Com certeza, porque eles terão oportunidade de conhecer diversos livros e um novo lugar, sair um pouco do ambiente escolar (...) talvez assim alguns comessem a se interessar pela leitura.

Quais são os tipos de livros que você curte?
Romance e Suspence.

O que você mais gostou na bienal?
Gostei de tudo, sempre tem coisas novas te surpreendendo. Gostei da contação de histórias, da diversidade que tem lá e da criatividade que eles tem.


domingo, 15 de agosto de 2010

Projeto da Professora Ivone

Candido Portinari

Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística.

Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.

intelectual brasileira numa época em que se verificava uma notável mudança da atitude estética e na cultura do país: Companheiro de poetas, escritores, jornalistas, diplomatas, Portinari participa da elite tempos de Arte Moderna A escalada do nazi-fascismo e os horrores da guerra reforçam o caráter social e trágico de sua obra, levando-o à produção das séries RETIRANTES e MENINOS DE BRODOSWKI, entre 1944 e 1946, e à militância política, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro e candidatando-se a deputado, em 1945, e a senador, 1947.

Em 1948, Portinari exila-se no Uruguai, por motivos políticos,. No final da década de cinqüenta, Portinari realiza diversas exposições internacionais.Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Vídeo retirado do Youtube; texto baseado em informações da Wikipédia

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

documentário "Meninas"

O documentário "meninas", conta a história de quatro adolescentes cariocas que engravidaram...Recomendo que todos os jovens, meninos e meninas assistam... é um bom momento para refletirmos sobre questões sérias da vida, Vocês não vão se arrepender!



Confira a opinião de alguns alunos da 8ª série:
Ivan Lucas:
"As garotas foram traídas pela sua inocência e ilusão, e na hora do prazer esquecerão a camisinha (...) depois elas se deram conta de que precisavam cuidar de uma nova vida".

Maria Luiza:
"Tem meninas que vão nas idéias dos garotos - se você me ama realmente, me prove - e as garotas acabam tendo relação sexual sem preservativo.Só que a maioria dos garotos nem quer saber, e ai a grande prova de amor se resumiu em que?"

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

cinema



Este foi o cinema que aconteceu no dia 30 de julho no CÉU Curuçá.
O filme foi
:"A face oculta da lei"

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Entrevista dia das mulheres.

Biografia de uma mulher especial”.

por:

Maria Luiza Toth Martins 4°A CII

Entrevistada:

Adriana Toth Martins

Biografia:

Adriana Toth Martins tem 36 anos, 3 filhas, trabalha em um salão de beleza onde da aula de manicure e pedecure.

Mora em São Miguel Paulista há 5 anos com sua família.É casada há 15 anos.Adriana uma mulher alegre, amiga e gosta de falar sobre vários assuntos com suas filhas como: drogas,sexo e outros.

Escolhi entrevistar mãe porque ela é a melhor amiga que um garota pode ter, não consigo e não devo esconder nada o que eu faço pra ela .

Minha mãe é super especial na minha vida ela me da bronca quando é necessário, mas afinal toda mãe faz isso.

Sinceramente ela é a melhor mãe do mundo.

Entrevista com Adriana:

1- Na sua opinião hoje ainda há muito preconceito em relação á gênero (machismo)?

Sim,porque os homens não aceitam a igualdade das mulheres.Por isso o numero de violência contra mulher cresce todo dia.

2-Em relação a antigamente você acha que o comportamento das mulheres mudou?Se sim,no que mudou para melhor?Há algo que piorou?

Sim,em relação a voto, a emprego,a estudo,a escolher com quem quer casar,quantos filhos quer ter e ainda pode optar em ser divorciar e criar seus filhos sozinha.O que foi prejudicado que tem mulher que confunde igualdade com vulgaridade.

3-Você acredita que os homens estão respeitando mais os direitos das mulheres?

Não,eles engolem as leis mais não as aceitam.

4-Em nosso tempo com a liberdade de expressão e sexual , você acha que a mulher está se vulgarizando? Por quê?

Uma parte delas sim,com a forma de se vestir , ás vezes no modo de falar ,de agir freqüentando lugares impróprios e praticando sexo com homem que nem sabem nome.

5-Apesar das mulheres terem conquistado o mercado de trabalho e muitas delas serem responsáveis economicamente pelos lares,você acha que os homens colaboram em nível de igualdade nas tarefas domésticas ?

Não,ainda existe preconceito.

6-As mães e aos pais costumam cobrar comportamentos diferentes entre filhos e filhas?

Sim, a menina tem reputação a azelar e o meninos quando mais meninas ficar é o maioral , o pai se enche de orgulho.

* "Quando acabar a maluca sou eu.”